Secretaria Municipal de Governo apresenta balanço e projeta novas ações para 2022
Atividades realizadas ao longo de 2021 incluíram novas relações institucionais com entidades e órgãos públicos e da iniciativa privada
A Secretaria Municipal de Governo (SMG) divulga o balanço de atividades realizadas no ano de 2021 e o planejamento para 2022. Composta por 20 servidores, a SMG é responsável por elaborar, revisar e acompanhar projetos de lei; fazer estudos, elaborar e publicar os decretos municipais; atender e apoiar o Gabinete do prefeito, bem como as demais secretarias e órgãos da Prefeitura; atender pedidos de informação da Câmara Municipal e o Ministério Público; e articular com a sociedade em geral, firmando novas parcerias e projetos, dentre outras atividades.
O secretário da pasta, Alex Canziani, considerou que 2021 foi extremamente produtivo. “Contando com a dedicação e competência dos nossos colaboradores, prevemos um ano de 2022 com ainda mais realizações, aprofundando os trabalhos que já desenvolvemos neste ano. Agradeço a todos os servidores pelo apoio, e ao prefeito também, em todos os momentos. Que em 2022 a gente possa desenvolver um trabalho ainda mais forte em prol da nossa cidade”, frisou.
Dentre as ações estratégicas executadas já no início de 2021, a SMG destaca o andamento do Masterplan, que é o Planejamento Estratégico Londrina 2040. Aberto para ampla participação popular, o Masterplan estudou 541 ideias e projetos recebidos, distribuídos em seis desafios prioritários.
Também no começo do ano, uma parceria inédita foi firmada com a Universidade de Oxford, viabilizando que dois alunos da renomada instituição inglesa fossem selecionados para o programa Summer Fellowship. Os bolsistas Ying Liu e Cody Chenxi Wang desenvolveram projetos a serem aplicados pela Prefeitura com soluções inovadoras dentro de temas alinhados aos desafios do Masterplan Londrina 2040.
Os alunos foram acompanhados à distância por servidores da Prefeitura e tiveram orientação do pesquisador Pedro Arcain Riccetto, que leciona em Oxford. No encerramento do programa Summer Fellowship, o pesquisador foi condecorado como I Embaixador de Londrina, em cerimônia virtual conduzida pelo prefeito Marcelo Belinati.
Por meio das secretarias municipais de Governo e de Recursos Humanos, a Prefeitura de Londrina foi selecionada para a Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas, oferecida pela Comunitas em parceria com a Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público. Das 60 prefeituras que se candidataram, 12 foram escolhidas.
No período de março a julho, os grupos dos 12 municípios trocaram experiências, desafios e atividades executadas em suas prefeituras. A equipe de Londrina pôde compartilhar seus projetos e experiências com cidades de portes distintos no decorrer de 15 encontros e capacitações virtuais. Ao final, foram desenvolvidos novos projetos para serem aplicados pelo Município na área de gestão de pessoas e recursos humanos.
Relações institucionais – Em 2021, a Secretaria Municipal de Governo atuou intensamente para fortalecer as relações entre a Prefeitura de Londrina e outras cidades do Brasil e exterior. Além de conectar-se com as cidades co-irmãs de Nishinomiya (Japão), Toledo (EUA), Modena (Itália), Bilbao (Espanha) e Guimarães (Portugal), Londrina firmou nova relação de irmandade com Foz do Iguaçu, mediante convênio assinado em agosto.
O objetivo com essa iniciativa é promover um intercâmbio de experiências de sucesso em áreas diversas, viabilizar novas relações comerciais e acordos de cooperação. Ao todo, Londrina possui irmandade com 11 cidades, sendo 10 internacionais.
A equipe da Secretaria Municipal de Governo também conduziu encontros com o Consulado Britânico, por meio da cônsul-geral interina do Reino Unido em São Paulo, Lisa Weedon, e o cônsul honorário em Curitiba, Adam Patterson; e com o governo da Estônia.
No campo da tecnologia e inovação, a SMG participa da articulação para que seja implementado, na Irmandade Santa Casa de Londrina (Iscal), o Centro de Tecnologia Aplicada à Saúde. Também intermediou para que Londrina fosse escolhida para o projeto-piloto da Secretaria de Governo Digital (SGD), realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A iniciativa, que engloba outros doze municípios, analisará a capacidade de oferta de serviços digitais aos cidadãos e as soluções específicas criadas para melhorar o acesso e facilitar a vida dos contribuintes. Para isso, realizará testes focados em práticas para o autodiagnóstico e pré-estruturação de projetos desenvolvidos pelos governos municipais.
Ensino – A Escola de Governo da Prefeitura de Londrina (PML) é diretamente vinculada à SMG. Implementada em 2016, de janeiro a dezembro de 2021 a Escola de Governo emitiu 15.951 certificados e registrou 75.869 inscrições para as 312 turmas abertas no mesmo período, dos cursos ofertados em meio virtual.
Com o intuito de ampliar ainda mais sua oferta de cursos e capacitar ainda mais pessoas, a Escola de Governo PML tem parcerias com diferentes secretarias, órgãos e instituições. Dentre elas, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Escola de Gestão do Paraná.
E a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT) destinou a quantia de R$200 mil para a implantação do primeiro estúdio oficial de filmagem e edição de aulas on-line, podcasts e elaboração de materiais didáticos da Escola de Governo PML. Além de adquirir equipamentos, o recurso está sendo investido na atualização de softwares e da estrutura de produção.
Outra medida importante foi o lançamento do I Concurso TCC em Ação, para aplicação de proposta inovadoras, oriundas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Ensino Superior, na esfera pública municipal. Ao todo, 52 propostas foram inscritas e integram o banco de ideias, práticas e sugestões.
Voltado aos servidores municipais, também foi aberto o Programa de Incentivo à Inovação, onde puderam propor melhorias e inovações para o seu ambiente de trabalho. Entre os 23 projetos inscritos, oito foram escolhidos para serem efetivamente implementados e cinco foram premiados em novembro, durante o Fórum Inovação na Gestão Pública.
Novos objetivos – Para 2022, a equipe de servidores que compõem a Secretaria Municipal de Governo já preparou um planejamento de ações, visando ampliar o alcance das atividades já em andamento e criar novas oportunidades.
Dentre essas ações, estão a implantação de um sistema de pesquisa, envolvendo a digitalização e compilação dos atos oficiais; aplicar o Sistema Eletrônico de Informações na tramitação de processos entre o Executivo e Legislativo, além de fortalecer o relacionamento com a Câmara Municipal.
Estão previstas ainda o reconhecimento e propagação de boas práticas na esfera da administração municipal; assessorar políticas de inovação e modernização e levantar demandas de capacitação para a Escola de Governo PML.