Festival Internacional de Música movimenta Londrina com atrações e cursos
Entre os próximos eventos, há o espetáculo do Plantão Sorriso e música no Bar Valentino com o Festival By Night; com patrocínio do Promic, o festival vem atendendo 250 alunos de todo o país com aulas on-line, em 31 cursos

A 41ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), iniciada no último domingo (5) e com programação até sábado (11), continua levando ao público eventos presenciais e on-line, incluindo agenda pedagógica com cursos e masterclass. O cronograma completo pode ser acessado pelo site https://fiml.art.br/ . O evento conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)
Nesta quinta (9), a trupe de palhaços do Plantão Sorriso apresenta mais uma edição do “Balanço mas não cai”, um show musical divertido, com banda ao vivo e performance do elenco recheada com muito humor. As apresentações têm como palco o Cultural Hall (Rua Prof. João Cândido,1156), a partir das 19h30. Os ingressos são gratuitos e limitados, mas restam poucos. Para retirá-los, basta acessar o link: https://fiml.art.br/41fiml/programacao-artistica/#programacaoartistica.
O “Festival By Night”, com início às 22h, no Bar Valentino (Rua Pref. Faria Lima, 486) traz nesta quinta-feira (9) a Big Band Vitor Gorni, que toca Raul Seixas e, na sexta (10), a banda Senhor Bonifácio. Os ingressos custam R$ 20,00 e são vendidos na hora, na recepção do bar.
Cursos e masterclass – Na quinta (9) e sexta (10) será realizado o masterclass presencial com o violinista Leonardo Jaffé, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Hotel Slavieiro (Rua Goiás, 877). Jaffé é um dos grandes nomes do violino da atualidade e também será solista da Camerata Fukuda, no concerto no Teatro Ouro Verde, no sábado (11). As inscrições do masterclass são pelo site.
O festival está atendendo 250 alunos de todo o país com aulas on-line, em 31 cursos, ministrados por 53 professores, perfazendo 263 horas de cursos. Para isto, foi montado uma verdadeira central de operações com monitores.
Live sobre Villa-Lobos – As atividades formativas do 41º FIML seguem a todo vapor em formato presencial e virtual. Nesta quinta-feira (9), a partir das 16h30, o destaque é a live com o musicólogo e professor Paulo de Tarso Salles com o tema “A biografia de Villa-Lobos por Eero Tarasti, relato de uma tradução”. Os interessados podem acompanhar a conversa pelo canal do Youtube do festival (clique aqui).
Na transmissão, Paulo de Tarso vai abordar o processo de tradução da biografia de Villa-Lobos escrita por Eero Tarasti em 1976, publicada na Finlândia em 1987 e traduzida para o inglês em 1995. Na oportunidade, ele tratará dos aspectos da atualidade desse trabalho, em relação às pesquisas mais recentes sobre o compositor.
Paulo de Tarso Salles é musicólogo e professor livre-docente no Departamento de Música da Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo (USP). Coordena o Simpósio Villa-Lobos e é autor dos livros: Os quartetos de cordas de Villa-Lobos: forma e função (Edusp, 2018); Villa-Lobos, um compêndio: novos desafios interpretativos (organizado com Norton Dudeque, ed. UFPR, 2017); Villa-Lobos: processos composicionais (Ed. Unicamp, 2009); Aberturas e impasses: a música no pós-modernismo (Ed. Unesp, 2005).
Assinatura – O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também presidente da Associação de Amigos do FIML. Ele é uma realização da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná; Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic); Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Copel, Unimed Londrina, Cacique, Globalsat, Dentalclean e Grupo Marajó. Apoio Cultural: Slavieiro Londrina Flat Hotel, ACIL, Cultural Inglês e Espanhol, Associação Solidariedade Sempre, Radio UEL FM, Bar Valentino, Caco Self Service e Bella Itália Ristorante. Apoio Institucional: AML, ABEM, ISME e Ciclo.
Texto: N.Com com informações da assessoria de imprensa do 41º Festival Internacional de Música de Londrina