Cidadão

Londrina prossegue com campanha “Arma não é brinquedo, dê abraços”

Ações objetivam promover reflexão na sociedade;denúncia no site da prefeitura está entre mobilizações

Campanha continua em LondrinaA campanha “Arma não é brinquedo, dê abraços”, amparada pela Lei 9.188, que prevê a proibição da venda de armas de brinquedo no município de Londrina, passou por novas definições que objetivam a melhoria no cumprimento da lei. Para isso, a campanha criou, também, um mecanismo para denúncias.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz), Luiz Cláudio Galhardi, a lei já existia, porém, foi aprimorada, a fim de definir quais são as armas de brinquedo, além de criar o selo ao lojista. “As armas de brinquedo, segundo a lei, são todas as armas que imitam uma arma de fogo e que disparem, por exemplo, água, espuma ou chiclete”.

Sobre o selo da campanha, Galhardi esclareceu que é destinado aos lojistas que cumprem a lei. “A loja que cumpre a lei poderá solicitar o selo à prefeitura de Londrina e à Câmara Municipal. A partir daí, a Secretaria de Fazenda irá fiscalizar o estabelecimento para garantir se ele está em dia com a lei”, explicou. O presidente completou ainda que o selo tem validade de dois anos e deve ser fixado no estabelecimento.

“O objetivo do COMPAZ é, através da campanha, fazer uma grande reflexão sobre a necessidade de uma mudança de mentalidade na educação de nossas crianças. 

Porque, ao invés de as incentivarmos a brincar com armas de fogo, nós, adultos, possamos a convidá-las para aprenderem a brincar de salvar o Planeta. Vamos brincar de buscar a sustentabilidade e ajudar a diminuir o aquecimento global. Não conseguiremos sustentabilidade com armas”, ressaltou Galhardi.

O presidente do COMPAZ enfatizou que o desejo do Conselho é que Londrina seja referência nacional nesta questão. “Esperamos poder discutir uma Lei Federal que proíba no Brasil a fabricação, a importação e a venda de armas de brinquedo”.

Foi criado, no site da prefeitura, um setor para denunciar lojas que não estejam cumprindo a lei, qualquer cidadão poder fazer a denúncia como forma de colaborar para a campanha. O link do portal da prefeitura é (http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12792).

A Lei 9.188, sancionada pelo prefeito Barbosa Neto no dia 19 de setembro, e publicada no Jornal Oficial do município, faz parte da campanha “Arma não é brinquedo, dê abraços” que está sendo realizada em Londrina, desde o começo deste ano.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos