Vara Maria da Penha comemora um ano em Londrina

Secretaria da Mulher realizou hoje (5) ato público e informou àcomunidade sobre a Lei Maria da Penha
O Juizado de Violência Doméstica Familiar Contra Mulher e de Crimes contra Criança e Adolescentes completa, hoje (5), um ano de inauguração e implantação da 6ª Vara Criminal Maria da Penha na cidade. Em comemoração, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Faculdade Pitágoras, promoveu um ato público no calçadão de Londrina, em frente às Lojas Pernambucanas.
A solenidade, que teve início às 10h, contou com a presença da secretária municipal da pasta, Sueli Galhardi; a juíza e a promotora da Vara Maria da Penha, Zilda Romero e Susana Lacerda, respectivamente, docentes de direito e outras organizações que aderiram o movimento.
Na ocasião, foram distribuídos materiais informativos, além da aplicação de uma enquete com a comunidade. De acordo com Sueli Galhardi, a intenção é informar cada vez mais a população. “Queremos informar sobre a vara e a Lei Maria da Penha. O objetivo é dar visibilidade pública e ter um retorno da população sobre alguns questionamentos: Conhece alguém que sofre violência? Qual tipo de violência? Sabe sobre a lei? E a Vara Maria da Penha? Como procurar ajuda?”, ressaltou.
Sueli também destacou a importância da Vara para a cidade. “A implantação da Vara Maria da Penha deve-se a um processo coletivo. Fizemos uma mobilização na qual colhemos 13.800 assinaturas e levamos até instâncias superiores. Atualmente, temos fortalecido a Rede Municipal do Enfrentamento da Violência Doméstica e Sexual, além de outros serviços que atendem, especificamente, ás mulheres. Londrina tem uma rede completa de serviços”, afirmou.
A Vara Maria da Penha de Londrina é a primeira do gênero a ser criada no interior do Estado do Paraná e a terceira do interior no sul do Brasil. “O fortalecimento da lei na cidade e a criação da vara permitiu uma resolução mais rápida. Os casos envolvendo mulheres, crianças e adolescente passaram a ser tratados com mais seriedade e agilidade“, destacou a juíza titular da 6ª Vara Maria da Penha da cidade, Zilda Romero.
Secretaria também apoia Outubro Rosa
A Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, enalteceu o Movimento Outubro Rosa. “Participamos e apoiamos o Movimento Outubro Rosa, um movimento mundial de organizações da sociedade civil que objetiva a divulgação da importância da detecção precoce do câncer de mama e Londrina está inserida neste movimento.”, disse.
Dentro do plano, Sueli destacou qual será a participação da Secretaria. “Nosso eixo de discussão é a saúde integral da mulher. Promovemos campanhas de prevenção ao câncer, Aids, DSTs e outras doenças. Também vamos mobilizar as servidoras da Prefeitura, realizar oficinas, participar da caminhada no dia 22 e de outras ações promovidas pelo movimento”.
Segundo a secretária, o projeto será integrado com a Secretaria Municipal de Saúde. “Esse projeto, em conjunto, vai permitir, aos postos de saúde, abrir em dois finais de semana. Assim, as mulheres terão mais oportunidades de procurar o serviço”, afirmou.
Fotos: Luiz Jacobs




