Destaques

Barbosa Neto recebe Núncio Apostólico do Brasil

Barbosa Neto recebe Núncio Apostólico do Brasil

Representante do Papa no país, Dom Lorenzo Baldisseri, pronunciou ao prefeito e às autoridades presentes uma dissertação sobre ética e política

O prefeito Barbosa Neto recebeu hoje (13), em seu gabinete, o Núncio Apostólico do Brasil, Arcebispo Titular Núncio Dom Lorenzo Baldisseri, que está na cidade a convite do curso de Teologia da PUCPR, campus Londrina.

Estiveram presentes o representante da Câmara Municipal, José Roque Neto; o juiz Mauro Ticianelli, representando o Fórum; os arcebispos, Dom Orlando Brandes e Dom Albano Cavallin; o padre César Braga; e o secretário Municipal de Governo, Marco Antonio Cito.

O núncio é o representante do Papa no Brasil e tem como objetivo também estreitar os laços da Igreja Católica com a Igreja local. O arcebispo Dom Lorenzo contou que, em primeiro lugar, tomou conhecimento sobre a situação de Londrina e depois falou sobre ética e política.

Representante do Papa no país, Dom Lorenzo Baldisseri, pronunciou ao prefeito e às autoridades presentes uma dissertação sobre ética e política “A razão pela qual hoje nós constamos que existe uma ruptura entre a política e a ética fica clara quando nós falamos de corrupção, de falta de ética nos políticos, de violência”, sintetizou o arcebispo. “Hoje tem uma filosofia que as duas coisas são separadas. Acredita-se que se pode fazer política, sem moral”, completou o Núncio.

Ele disse também que nem todos os meios são lícitos, assim como nem todos os fins. “Há que conjugar os meios com os fins. Um político tem que cumprir com sua função política de acordo com a moral, não uma moral laica, mas uma moral natural e cristã”, explanou o Núncio do Brasil.

O arcebispo Dom Lorenzo falou também de casos de ataque à vida, como por exemplo, a eutanásia e o aborto. “Não é a sociedade que define se é moral, ou não. Não é uma maioria, ou uma minoria que decide isso. É moral ou imoral por um conceito filosófico pré-existente dentro da natureza humana que matar é mau”.

O Núncio do Brasil finalizou afirmando que hoje o político que desligar a sua ação política da moral, o que, de acordo com ele, é contra o bem comum.
O prefeito Barbosa Neto disse que é uma honra muito grande para a cidade receber o Núncio Apostólico do Brasil, a maior autoridade católica no Brasil, que empossa todos os arcebispos do país. “A gente se sente muito honrado com esse prestígio de poder recepcioná-lo. Recebemos uma verdadeira aula magna sobre ética e política”, destacou o prefeito.

O núncio é o representante do Papa no Brasil O prefeito Barbosa Neto entregou ao Núncio do Brasil, como lembrança, um livro que apresenta o município de Londrina com sua história e números e um pote de terra vermelha.
Para o secretário municipal de Governo, Marco Antonio Cito, a visita foi importante para, inclusive, agradecer pelo trabalho da PUC em Londrina, com a implantação em fase adiantada do 2º curso de medicina na cidade. “E também a presença do núncio como representante da Santa Sé no Brasil, para estreitar os laços com a cidade de Londrina e abençoar nossa cidade”, disse o secretário.

Marco Cito também destacou as palavras que o secretário geral da nunciatura, Gian Lucca, disse após a palestra do núncio apostólico e do pronunciamento do prefeito Barbosa Neto. “Ele afirmou que é muito importante saber que a cidade de Londrina tem um prefeito de fé e que trabalha baseado naquilo que a Igreja coloca como fundamental na política: a preocupação com os mais necessitados”, destacou. 
Núncio Apostólico do Brasil

O arcebispo Dom Lorenzo Baldisseri é Núncio Titular do Brasil desde 2002. O arcebispo exerce a função de embaixador e representa a Santa Fé, e não o Vaticano (um Estado).

O arcebispo Dom Lorenzo é italiano e já foi núncio no Haiti, Paraguai, Índia e Nepal. Ele fala cinco línguas, tem formação jurídica e diplomática na Itália, na Pontifícia Universidade Lateranense, na Universidade de Perugia e na Pontifícia Academia Eclesisiástica.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos