CALMA promove reunião com maternidades
O Comitê de Aleitamento Materno vai tratar sobre a hipoglicemia no recém nascido e o uso de translactação; objetivo é aprimorar o trabalho das maternidades
O Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) promove nesta quarta-feira (19), às 14h, reunião com a presença dos 15 integrantes do CALMA, como as maternidades do: Hospital Evangélico, Hospital Universitário, Maternidade Municipal, Hospital Mater Dei e Hospital Araucária, a Associação Médica e representantes de Universidades e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina. A reunião será realizada no Centro Pastoral, localizado na rua Dom Bosco, 145, jardim Dom Bosco.
Além de informes gerais, a reunião conta com uma palestra ministrada pela professora da UEL e enfermeira, Edilaine Giovanini Rosseto, que vai tratar sobre “Fundamentos teórico-práticos da Hipoglicemia do RN e o uso da Translactação como estratégia de suplementação láctea”. O objetivo da palestra é contribuir para a prática dos profissionais integrantes do CALMA na questão da hipoglicemia no recém nascido.
Serão passados os fundamentos teóricos práticos da hipoglemia e como a translactação pode ajudar nos casos em recém nascidos. A translactação é realizada através de uma sonda, posta no peito da mãe, na qual o recém nascido suga os nutrientes que precisa, em casos onde, por algum motivo, a produção láctea da mãe não é suficiente.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do CALMA, Lílian Poli, o Comitê Municipal de Aleitamento Materno realizou quatro reuniões com as maternidades de Londrina durante este ano, nas quais foi trabalhado o não uso de complementos nos primeiros dias dos recém nascidos. “Nós nos reunimos para debater os temas que tenham importância na proteção do aleitamento. Nessa nova reunião será discutido os fundamentos da hipoglicemia e de forma a translactação pode ajudar nesses casos. A alimentação, que não seja o leite materno, deve ser feita com raras exceções durante o primeiro ano de vida da criança”, disse.
Comitê Municipal de Aleitamento Materno
O Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) foi criado em 1994 e instituído pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Decreto n.º 245, em 1995. Seu objetivo é apoiar e integrar as ações das instituições de assistência, ensino e pesquisa de Londrina, na promoção, proteção e manejo do aleitamento materno. Participam do CALMA, instituições públicas, privadas e filantrópicas de assistência, ensino e pesquisa. As reuniões do comitê são realizadas mensalmente.




