Vila Cultural Brasil realiza 2ª etapa da OCA
Inscrições para segunda etapa da 9ª Oficina de Capoeira Angola podem ser feitas até domingo (23)
Começa nesta sexta-feira (21) e segue até domingo (23), a segunda etapa da 9ª edição da OCA- Oficina de Capoeira Angola, promovida pela Vila Cultural Brasil. O evento traz a Londrina a professora Nani, neta e discípula do Mestre João Pequeno. A roda de abertura do evento ocorre às 19h.
No sábado, a oficina conta com oficinas de movimentos, roda no calçadão, exibição de vídeos e termina com uma confraternização. O domingo termina com uma roda de encerramento às 10h. A prática da capoeira em Londrina é incentivada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O grupo que treina na Vila Cultural Brasil conta com 25 participantes.
Segundo o professor e coordenador da Associação Capoeira Angola Forte Santo Antonio, Marcelo Pinhatari, a oficina é uma atividade para fortalecer a capoeira em Londrina. “Essa oficina traz a referenciação da copeira para Londrina, fortalecendo e criando condições para que a cultura brasileira se consolide na cidade”, disse.
O professor também disse que os cursos e oficinas colaboram na reafirmação da tradição na manifestação cultural que é a arte da capoeira. “A roda de capoeira é um encontro para os capoeiristas manifestarem essa cultura”, esclareceu.
Pinhatari informou que as inscrições para a oficina podem ser feitas até domingo (23) na Vila Cultural Brasil, com o valor de R$ 30. Podem participar todas as pessoas que se interessam pela cultura, mesmo aqueles que não praticam a capoeira.
A capoeira foi criada na época da colonização pelos escravos africanos no Brasil, como forma de resistir à opressão e aos ataques dos capitães do mato, quando aqueles fugiam para os quilombos. Há 11 anos, um grupo de adeptos da capoeira Angola e seguidores da linhagem do Mestre João Pequeno realizam em Londrina um trabalho de preservação e de cultivo desta arte, que faz parte da memória cultural do país.
Mais informações com o professor e coordenador da Associação Capoeira Angola Forte Santo Antonio, Marcelo Pinhatari, pelos fones 9942 1848, 3324 8056 ou 3321 1243.