Prefeito participa de audiência pública com Movimento Sem Terra
Na ocasião, Barbosa Neto garantiu investimentos em moradia nos assentamentos Eli Vive I e II; cerca de 540 famílias serão beneficiadas
O prefeito Barbosa Neto participou hoje (21) pela manhã, na Câmara de Vereadores, de uma audiência pública com acampados, assentados e autoridades regionais, para tratar da reforma agrária na região norte de Estado.
Na ocasião, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) firmou contrato com a Cooperativa Iguaçu de Prestação de Serviços (Cooperiguaçu), para prestação de serviços de assistência técnica e elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Assentamento (PDA).
O contrato vai beneficiar 809 famílias de nove cidades do norte do Estado. Entre elas Londrina, que vai atender os assentamentos Eli Vive I e I. No seu discurso, o prefeito Barbosa Neto garantiu o bom relacionamento com os movimentos sem terra (MST).
“Sempre juntos, por isso temos um bom diálogo. Nós defendemos e apoiamos a causa. Ainda há muito que crescer, até porque, temos muito trabalho pela frente”, ressaltou.
Os assentamentos Eli Vive I e II são as antigas fazendas Guairacá e Pininga, localizadas no distrito de Lerroville. “É um orgulho falar que nós temos o maior assentamento de região metropolitana do Brasil. Isso se deve ao trabalho em parceria, que é modelo de assentamento. São 540 famílias, num investimento de 78 milhões de reais.“
O prefeito também afirmou avanços na estrutura desses locais, já para o próximo ano. “Em parceria com a Cohapar e Incra, a prefeitura quer construir casas no Eli Vive I e II. Inclusive, hoje (20), as partes estão reunidas novamente. Todos os esforços estão sendo feitos”, garantiu.
Em maio de 2010, o prefeito Barbosa Neto recebeu em seu gabinete, um grupo de dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para uma reunião com secretários municipais.