Saúde informa ações contra a dengue para esta semana
Reunião do Comitê da Dengue nesta quinta (27) vai apontar resultados das ações; novo Lira será realizado de 7 a 11 de novembro
A Secretaria Municipal da Saúde realiza na próxima quinta-feira (27), reunião do Comitê Municipal de Combate e Controle da Dengue, a partir das 14h, a ser realizada no auditório da Vila da Saúde, que fica na rua Jorge Casoni, 2.353. A reunião é aberta a toda a comunidade.
Participam da reunião, representantes de diversas entidades envolvidas no Comitê, como conselhos de saúde, Promotoria Pública, 17ª Regional de Saúde, Núcleo Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), entre outros.
Realizada mensalmente, a reunião tem o objetivo de deixar os membros do Comitê e a população em geral a par da situação da dengue no município. “Nesta edição, vamos discutir os relatórios e os resultados das visitas aos sábados”, contou o coordenador de Endemias, Elson Belisário.
O coordenador disse ainda, que nesta semana, a coordenadoria estará visitando as UBS’s das regiões mais críticas, onde foram encontrados vários focos após as chuvas. “Vamos orientar os profissionais quanto a ações que eles podem promover, e também para que eles possam orientar as pessoas que apresentarem a doença no bairro”, explicou.
Ainda durante esta semana, os agentes de endemias estarão visitando todos os cemitérios da cidade, e realizando a eliminação dos criadouros. “Na segunda-feira (31), estaremos aplicando inseticida nos cemitérios, para eliminar os mosquitos adultos e dar mais segurança para as pessoas que forem visitar os cemitérios neste dia de finados”, adiantou Belisário. Ele também destacou que vasos com água e materiais que possam acumular água da chuva devem ser evitados.
Devido ao feriado do dia 28, Dia do Servidor Público, não haverá visitas dos agentes a residências no próximo sábado (29).
Lira
Os números de casos de dengue no município continuam estáveis. O coordenador de Endemias informou que o número de casos não mudou, desde a última divulgação, já que dois casos foram confirmados em setembro, e apenas um no início de outubro.
Belisário lembrou que na segunda semana de novembro, os agentes vão estar trabalhando na coleta de informações para o novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira). “De 7 a 11 de novembro vamos estar realizando o Lira, que vai nos permitir uma avaliação mais completa da situação e vai desencadear novas ações, voltadas para a situação real do município”, ressaltou.