Cidadão

Enfrentamento da violência doméstica e sexual é debatido em Londrina

A cidade vai contar com uma  ficha de notificação compulsória que vai possibilitar os dados quantitativos sobre a dimensão da violência doméstica no município

A Rede Municipal de Enfrentamento da Violência Doméstica e Sexual, em parceria com as Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres e de Saúde, promovem o Fórum Municipal Sobre o Enfrentamento da Violência Doméstica e Sexual. O evento será realizado nos dias 25 e 26 das 8h às 17h30, e no dia 27, das 14 às 18h, no Cine Com-Tour (Av. Tiradentes, 1.241).

O Fórum, além de reunir os participantes da Rede Municipal de Enfrentamento da Violência Doméstica e Sexual, reunirá profissionais das unidades básicas de saúde e hospitais, com o objetivo de sensibilizá-los e qualificá-los como unidades notificadoras da violência doméstica contra mulher.

Segundo a secretária municipal de Política para as Mulheres, Sueli Galhardi, a Rede Municipal reúne-se sistematicamente desde a 19ª Semana Municipal da Mulher e pauta-se na busca de soluções coletivas para os problemas, no respeito as especificidades de cada área/órgão/serviço e no estabelecimento de relações horizontais. “Os encontros mensais realizados tem por finalidade conhecer os serviços, normatizar, padronizar e montar um fluxo de atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica e sexual, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados às mulheres do município”, destaca a secretária.

A realização do Fórum surgiu de uma demanda apresentada dentro das discussões da Rede, que identificou a necessidade de sensibilização dos profissionais da saúde da importância de notificar e encaminhar os casos de violência doméstica e sexual, através do preenchimento da ficha de notificação compulsória (portaria 104 de 25 de janeiro de 2011 do Ministério da Saúde).

“Sem o preenchimento desta ficha, não há dados quantitativos e não tem como identificar a dimensão da violência doméstica e sexual no município e, além disso, a coleta de dados irá auxiliar na implementação políticas públicas de enfrentamento da violência doméstica e sexual com mais qualidade no município”, ressaltou Sueli. 

Como destaque da programação, o Fórum contará com a presença do representante da Secretaria de Estado da Saúde do PR, Emerson Luiz Peres. A programação contará com palestras das Secretárias Municipais de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, de Assistência Social, Jacqueline Micali, e do Idoso, Liz Clara, que falarão sobre violência contra a mulher, criança,adolescente e idoso, além de palestras das representantes da Delegacia da Mulher e da Vara Maria da Penha.

A Rede Municipal de Enfrentamento da Violência Doméstica e Sexual é composta pela  Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, de Saúde, de Assistência Social, de Defesa Social, Educação, 17ª Regional de Saúde, Polícia Militar, Instituto Médico Legal, Delegacia da Mulher, Vara Maria da Penha, Hospitais Universitário/UEL, Zona Norte, Zona Sul, Santa Casa, Mater Dei, Infantil,  Evangélico, Araucária, Comissão de Enfrentamento a Violência contra a Criança e Adolescente, Conselhos Tutelares, Faculdade Pitágoras, Grupo de Pesquisa de Gênero/UEL e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos