Londrina recebe seminário para discutir a arte contemporânea
Palestras antecedem o 1º Prêmio Londrina de Arte Contemporânea; as inscrições são gratuitas e as vagas limitadas
Nos dias 27 e 28 deste mês, acontece em Londrina o seminário preparatório para o 1º Prêmio Londrina de Arte Contemporânea. Com o tema “Diálogos entre Arte Contemporânea, Educação e Meio Ambiente”, as inscrições do seminário são gratuitas, e devem ser feitas no portal: www.artecontemporanealondrina.art.br.
Cada palestra tem o limite de 150 vagas, sendo abertas para professores, estudantes, profissionais de arte e membros da comunidade londrinense. Os seminários acontecem na Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL), às 19 horas.
A proposta da organização, segundo o produtor e coordenador do Prêmio Londrina de Arte Contemporânea, Marcos Costa, é que os participantes do seminário se tornem multiplicadores da forma de apreender o objeto de arte e que possam repassar esse conhecimento aos alunos e público em geral. “Entendemos que, para quebrar o isolamento do espectador em relação à obra de arte, é necessária uma aproximação física que criará as condições para provocar a fruição, a revelação e a reflexão diante da arte”, disse.
Costa destacou ainda o papel importante da arte contemporânea na construção da sociedade. “Estamos convencidos de que hoje, mais do que nunca, a arte tem seu papel educativo e político, portanto, não devemos e não queremos isolá-la em pequeno contexto ou grupo. É preciso discuti-la, questioná-la e refleti-la da forma mais ampla e democrática possível”, concluiu.
Na primeira palestra do seminário, na próxima quinta-feira (27), o tema será “A Arte Contemporânea no Ensino”. O palestrante será o professor Jardel Dias Cavalcanti, doutor em História da Arte pela Unicamp, professor de História da Arte e Crítica de Arte do Departamento de Artes Visuais da UEL.
Já na sexta-feira (28), a convidada é a crítica de arte, pesquisadora e professora universitária Priscila Arantes, curadora e diretora técnica do Paço das Artes, de São Paulo, e diretora adjunta do Museu da Imagem e do Som (MIS). O tema da sua palestra é “Diálogos entre Land Art, Arte e Ecologia , Sky Art e Arte e Sustentabilidade”.
Toda a programação que envolve o 1º Prêmio Londrina de Arte Contemporânea, inclusive os seminários, recebe apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (Promic) e Museu de Arte de Londrina.
1º Prêmio Londrina de Arte Contemporânea
O Museu de Arte de Londrina recebe, durante o mês de novembro, uma exposição com obras de 27 artistas de seis estados brasileiros selecionados para o 1° Prêmio Londrina de Arte Contemporânea. A exposição com o tema “Arte em Defesa da Terra: Urgente” terá sua abertura no dia três de novembro e vai até o dia 20.
O prêmio de Arte Contemporânea é organizado pelo “Salão de Arte de Londrina”, com o apoio do Museu de Arte de Londrina em parceria com o Museu Histórico. O projeto é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
As artes expostas são de trabalhos da Arte Contemporânea inscritos, como de artistas visuais brasileiros ou naturalizados, residentes no país. O objetivo da exposição é reunir trabalhos nacionais representativos da Arte Contemporânea.
Foto: Luiz Jacobs