Destaques

Nova sede do CRAS Oeste atenderá 10 mil famílias de diversos bairros

Localizada no Jardim Maracanã, unidade também atende as comunidades do Jardim Olímpico, João Turquino, Parque Universidade e Sabará, entre outras áreas

Com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores municipais e um espaço acolhedor e confortável para a população, a Prefeitura de Londrina entregou a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Oeste A. A unidade, que entrou em funcionamento nesta sexta-feira (7), integra a estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e está localizada na Rua Adelina Piqueti Barrios, s/n, Jardim Maracanã.

Na tarde de hoje (7), o prefeito Marcelo Belinati, juntamente com os secretários municipais de Assistência Social, Jacqueline Micali, e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, visitou as novas instalações da unidade. Formada por dez profissionais, a equipe do CRAS Oeste A atende cerca de 2 mil famílias por mês. Ao todo, aproximadamente dez mil famílias residem na área de abrangência, que inclui o Jardim Maracanã, Olímpico, João Turquino, Parque Universidade e Sabará, entre outros bairros.

Secretários municipais de Assistência Social, Jacqueline Micali; e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; e o prefeito Marcelo Belinati. Foto: Vivian Honorato – N.Com

O prefeito ressaltou que a nova obra se soma a diversas melhorias importantes feitas pela gestão municipal no Jardim Maracanã. Entre outras ações, Marcelo citou a reconstrução da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, implantação de iluminação em LED, instalação de parquinho infantil, execução de recapes, construção de escola municipal e instalação de duas pontes.

“Esse trabalho está sendo realizado em Londrina inteira, por meio de investimentos em obras e políticas públicas. Sou muito grato à equipe da Assistência Social, que tem uma atuação essencial à comunidade, e recentemente a nossa gestão aumentou o orçamento da Secretaria em 70%, para que os serviços possam ser ainda mais aperfeiçoados. É uma satisfação ver esse projeto sair do papel, proporcionando um ambiente adequado para que os servidores possam atender a população com amor, respeito, carinho e dedicação”, disse.

O investimento total feito pela Prefeitura na obra foi de R$ 731.969,95, dos quais R$ 390 mil provêm de emenda parlamentar obtida pelo prefeito Marcelo Belinati, quando era deputado federal. O prédio foi construído em 10 meses pela empresa Makino Construções Civis Eireli, contratada através de licitação.

Novas instalações do CRAS Oeste A. Foto: Vivian Honorato – N.Com.

Anteriormente, o CRAS Oeste A funcionava em um edifício localizado na Rua Severino Peba Rolim, no 373. A nova unidade, que é muito mais espaçosa e moderna, tem uma área total de 212,54 m2 e conta com estacionamento, recepção, três salas de atendimento, duas salas coletivas, uma sala de coordenação, cozinha e almoxarifado. Possui, também, cinco banheiros, sendo dois para o público geral, dois adaptados para pessoas com deficiência e um para os servidores. Além disso, o prédio tem um sistema de captação de água da chuva, que será utilizada para a limpeza das instalações.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, salientou que a construção de uma nova sede para o CRAS Oeste era uma reivindicação antiga da comunidade local. “Era uma demanda de dez anos da população, e a partir de agora as famílias poderão chegar aqui e ter um tratamento digno, em um equipamento público de qualidade. O atendimento do CRAS é voltado para fazer com que as famílias que estão com alguma dificuldade ou vulnerabilidade possam receber a assistência necessária para que seus vínculos continuem fortes”, afirmou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, expressou sua satisfação com a entrega da obra, destacando o seu cunho social.  “É gratificante ver que a emenda que o prefeito Marcelo obteve como deputado federal se concretizou com a entrega desse novo CRAS. Essa unidade vai atender uma população bastante grande, formada por trabalhadores de vários bairros”, disse.

Coordenadora do CRAS Oeste A, Gislaine Domingues. Foto: Vivian Honorato – N.Com

A coordenadora do CRAS Oeste A, Gislaine Domingues, explicou que o antigo prédio funcionará como um anexo da nova sede, sendo utilizado para atividades promovidas por diferentes serviços municipais como o Programa de Economia Solidária, o Cadastro Único (CadÚnico) e a UBS Panissa/Maracanã.

“O novo prédio tem uma estrutura muito melhor. Antes, as pessoas precisavam esperar pelo atendimento do lado de fora da outra sede, e agora temos um local muito mais confortável e espaçoso, e que conta inclusive com recepção para o público. Essas benfeitorias fazem muita diferença, tanto para os cidadãos quanto para a equipe”, frisou.

Psicóloga da SMAS, Taciana Coli Pires. Foto: Vivian Honorato – N.Com

A psicóloga Taciana Coli Pires, que trabalha no CRAS Oeste A desde abril de 2012, afirmou que a entrega da nova sede é uma conquista da população e servidores. “A comunidade daqui tem uma ligação muito forte com o CRAS, e reivindicou esse novo espaço. É uma unidade muito importante para o bairro, e que ficou mais acolhedora, garantindo privacidade e conforto para as famílias”, disse.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos