Nova sede do CRAS Oeste atenderá 10 mil famílias de diversos bairros - Blog Londrina
Destaques

Nova sede do CRAS Oeste atenderá 10 mil famílias de diversos bairros

Localizada no Jardim Maracanã, unidade também atende as comunidades do Jardim Olímpico, João Turquino, Parque Universidade e Sabará, entre outras áreas

Com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores municipais e um espaço acolhedor e confortável para a população, a Prefeitura de Londrina entregou a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Oeste A. A unidade, que entrou em funcionamento nesta sexta-feira (7), integra a estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e está localizada na Rua Adelina Piqueti Barrios, s/n, Jardim Maracanã.

Na tarde de hoje (7), o prefeito Marcelo Belinati, juntamente com os secretários municipais de Assistência Social, Jacqueline Micali, e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, visitou as novas instalações da unidade. Formada por dez profissionais, a equipe do CRAS Oeste A atende cerca de 2 mil famílias por mês. Ao todo, aproximadamente dez mil famílias residem na área de abrangência, que inclui o Jardim Maracanã, Olímpico, João Turquino, Parque Universidade e Sabará, entre outros bairros.

Secretários municipais de Assistência Social, Jacqueline Micali; e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; e o prefeito Marcelo Belinati. Foto: Vivian Honorato – N.Com

O prefeito ressaltou que a nova obra se soma a diversas melhorias importantes feitas pela gestão municipal no Jardim Maracanã. Entre outras ações, Marcelo citou a reconstrução da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, implantação de iluminação em LED, instalação de parquinho infantil, execução de recapes, construção de escola municipal e instalação de duas pontes.

“Esse trabalho está sendo realizado em Londrina inteira, por meio de investimentos em obras e políticas públicas. Sou muito grato à equipe da Assistência Social, que tem uma atuação essencial à comunidade, e recentemente a nossa gestão aumentou o orçamento da Secretaria em 70%, para que os serviços possam ser ainda mais aperfeiçoados. É uma satisfação ver esse projeto sair do papel, proporcionando um ambiente adequado para que os servidores possam atender a população com amor, respeito, carinho e dedicação”, disse.

O investimento total feito pela Prefeitura na obra foi de R$ 731.969,95, dos quais R$ 390 mil provêm de emenda parlamentar obtida pelo prefeito Marcelo Belinati, quando era deputado federal. O prédio foi construído em 10 meses pela empresa Makino Construções Civis Eireli, contratada através de licitação.

Novas instalações do CRAS Oeste A. Foto: Vivian Honorato – N.Com.

Anteriormente, o CRAS Oeste A funcionava em um edifício localizado na Rua Severino Peba Rolim, no 373. A nova unidade, que é muito mais espaçosa e moderna, tem uma área total de 212,54 m2 e conta com estacionamento, recepção, três salas de atendimento, duas salas coletivas, uma sala de coordenação, cozinha e almoxarifado. Possui, também, cinco banheiros, sendo dois para o público geral, dois adaptados para pessoas com deficiência e um para os servidores. Além disso, o prédio tem um sistema de captação de água da chuva, que será utilizada para a limpeza das instalações.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, salientou que a construção de uma nova sede para o CRAS Oeste era uma reivindicação antiga da comunidade local. “Era uma demanda de dez anos da população, e a partir de agora as famílias poderão chegar aqui e ter um tratamento digno, em um equipamento público de qualidade. O atendimento do CRAS é voltado para fazer com que as famílias que estão com alguma dificuldade ou vulnerabilidade possam receber a assistência necessária para que seus vínculos continuem fortes”, afirmou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, expressou sua satisfação com a entrega da obra, destacando o seu cunho social.  “É gratificante ver que a emenda que o prefeito Marcelo obteve como deputado federal se concretizou com a entrega desse novo CRAS. Essa unidade vai atender uma população bastante grande, formada por trabalhadores de vários bairros”, disse.

Coordenadora do CRAS Oeste A, Gislaine Domingues. Foto: Vivian Honorato – N.Com

A coordenadora do CRAS Oeste A, Gislaine Domingues, explicou que o antigo prédio funcionará como um anexo da nova sede, sendo utilizado para atividades promovidas por diferentes serviços municipais como o Programa de Economia Solidária, o Cadastro Único (CadÚnico) e a UBS Panissa/Maracanã.

“O novo prédio tem uma estrutura muito melhor. Antes, as pessoas precisavam esperar pelo atendimento do lado de fora da outra sede, e agora temos um local muito mais confortável e espaçoso, e que conta inclusive com recepção para o público. Essas benfeitorias fazem muita diferença, tanto para os cidadãos quanto para a equipe”, frisou.

Psicóloga da SMAS, Taciana Coli Pires. Foto: Vivian Honorato – N.Com

A psicóloga Taciana Coli Pires, que trabalha no CRAS Oeste A desde abril de 2012, afirmou que a entrega da nova sede é uma conquista da população e servidores. “A comunidade daqui tem uma ligação muito forte com o CRAS, e reivindicou esse novo espaço. É uma unidade muito importante para o bairro, e que ficou mais acolhedora, garantindo privacidade e conforto para as famílias”, disse.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal