Cidadão

Vila Triolé está com inscrições abertas para o curso Pró-Arte em Rede

Atividade será transmitida em formato digital, entre 26 e 29 de janeiro, e contará com 30 vagas; inscrições são gratuitas e vão até o dia 24

A Vila Triolé está com inscrições abertas para o curso “Pró-Arte em Rede”, que é um programa de capacitação artística e técnica. A atividade conta com 30 vagas, e as inscrições são gratuitas e vão até o dia 24 de janeiro, podendo ser feitas pelo link http://triole.com.br/proarte/.

O curso será realizado no formato de ensino à distância (EAD), com transmissão sincrônica ao vivo, de 26 a 28 de janeiro, das 19h às 22h, e no dia 29 de janeiro, das 9h30 às 11h30. Em cada ocasião, um convidado diferente tratará de assuntos que se complementam.

O Pró-Arte foi criado com o objetivo de aperfeiçoar a capacitação dos artistas londrinenses. Conforme a programadora do espaço e palestrante da atividade, Amanda Freire, Londrina tem um campo pouco explorado para a capacitação artística. “Percebemos isso e estamos trazendo alguns profissionais de fora com vasta experiência em projetos culturais. Com isso, esperamos que a qualidade artística e técnica dos participantes do curso sejam melhoradas, se tornando assim um ganho cultural para a cidade”, destacou.

Freire abrirá as atividades na quarta-feira (26), abordando em sua palestra o tema de Produção Cultural, que engloba planejamento estratégico, planejamento de comunicação, sustentabilidade financeira e processos colaborativos.

Na quinta-feira (27), Alexandre Simioni discutirá a temática da Política Cultural, que envolve políticas culturais locais como motor de desenvolvimento, economia e cultura e a colocação de ideias em prática.

Gerson Bernardes é o convidado do dia 28, e falará sobre “Ação e Programação”, destacando a gestão cultural como setor profissional; direitos à cultura e direitos culturais; cooperação cultural; programação de equipamentos e projetos artísticos.

Segundo Bernardes, o Pró-Arte vem para dialogar e discutir sobre o modo de produzir cultura. “O curso é realizado a partir da perspectiva da produção, de como escrever um projeto. Nós, artistas, conseguimos realizar o que chamamos de encontro final, que envolve a arte e o público. O nosso intuito é somar e enriquecer a produção artística cultural de Londrina”, frisou.

Para o último dia de curso (29), que será das 9h30 às 11h30, está programado o fechamento do projeto, com a participação da Coordenadora das Atividades Formativas do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC Bahia), Rita Aquino; e do representante da Comunidade Cultural Quilombaque (SP), Cleiton Ferreira de Souza.

A Vila Triolé e o Projeto Pró-Arte em Rede contam com patrocínio do programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Vila Triolé, pelo telefone (43) 3024-3330.

Texto: Marcelo Cordero, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos