II Festival de Ginástica Artística reúne crianças em confraternização
Campeão brasileiro de ginástica artística, na categoria pré-infantil, abre o festival com a equipe londrinense
A Secretaria Municipal de Educação e a Associação Londrinense de Ginástica Artística (ALGA) realizam, hoje (18) às 13h30, o II Festival de Ginástica Artística. As apresentações acontecem no ginásio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, 445, Km 380.
Participam do II Festival, 1.500 alunos de escolas em tempo integral da zona urbana e rural da cidade. Este ano, as apresentações foram divididas em duas edições. Hoje, apresentam-se cerca de mil alunos da zona urbana. No próximo dia 25, os estudantes da zona rural farão apresentações no mesmo local e horário.
Segundo a coordenadora do projeto “Ginástica artística de base nas escolas de tempo integral” e representante da ALGA, Rosana Moreira, foi preciso dividir o festival em duas turmas, para que as todas as crianças participassem melhor das atividades, visto que estão disponíveis 20 aparelhos de ginástica artística. Para Rosana, a partir desse remanejamento, é possível apresentar todas as estações de ginástica aos estudantes.
Os alunos do pré à 2ª série puderam assistir, também, a apresentação da Equipe Pré-Infantil de ginástica artística de Londrina. O grupo foi parabenizado pelo prefeito Barbosa Neto que citou, Lucas Galdino da Silva, como exemplo a ser seguido. O ex-aluno da rede pública da cidade é campeão brasileiro de ginástica artística, na categoria pré-infantil até 11 anos e se apresentou com sua equipe, na abertura do festival.
Para a gerente municipal de educação integral, Luciana Adario Brandão, o festival é uma parceria da Secretaria municipal de educação com a ALGA que tem dado certo. Para Luciana, “é importante renovar a parceria para os próximos anos e aumentar o número de escolas participantes, porque essa iniciativa estimula a prática esportiva, ajuda nos movimentos motores das crianças e na sociabilização”, disse.
Segundo a secretária municipal de educação, karin Sabec Viana, no próximo ano, o projeto atenderá mais três escolas. Atualmente, participam dos exercícios de ginástica artística, 13 escolas que atendem em período integral. A gerente municipal de educação integral lembrou que o festival não tem caráter competitivo, mas sim de confraternização, no qual todas as crianças recebem um brinde ao final das apresentações.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) cedeu, para o festival, 20 aparelhos de ginástica, ginásio de esportes da universidade e alunos da graduação em educação física para monitorar as crianças. Participam do festival, as escolas Aristeu dos Santos Ribas, Aurea Alvim Toffoli, Zumbi dos Palmares, Mari Carrera Bueno, Elias Kauan, José Gasparini, Moacyr Teixeira, Salim Aboriham. As crianças contam com a ajuda de cinco professores de ginástica artística.
Fotos: Vivian Honorato