Padovani apresenta emenda de R$ 2 milhões para Arconorte
Prefeito Barbosa Neto disse hoje (18), na entrevista semanal, que deputado vai apresentar emenda para realização do estudo de viabilidade técnica do projeto
O Prefeito Barbosa Neto anunciou hoje (18), durante coletiva semanal, que o deputado Federal Nelson Padovani (PSC), vai apresentar emenda individual ao orçamento da União na ordem de R$ 2 milhões, para realização do estudo de viabilidade técnica do projeto Arconorte. Barbosa Neto esteve na quarta e quinta-feira, em Brasília, articulando recursos da União para ações no município.
Segundo o prefeito, os recursos vão possibilitar que o projeto saia do papel. Na coletiva, Barbosa lembrou que o governo do Estado do Paraná se recusou a financiar o estudo. O prefeito enfatizou ainda, o benefício que o Arconorte trará para Londrina. “Essa é uma grande notícia para a cidade. Será um grande impacto que vai mudar o perfil da nossa cidade para os próximos anos”, ressaltou.
O Arco Norte é um projeto de desenvolvimento para o norte do Paraná e tem como um dos objetivos a construção de um aeroporto internacional de cargas na região sul de Londrina e a integração viária de seis municípios da região: Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana.
O prefeito Barbosa Neto já decretou de utilidade pública a área 5.700 hectares na região sul para a implantação do Aeroporto Internacional de Cargas. O aeroporto é um complexo logístico de exportação e importação internacional de cargas de caráter regional.
Projeto de revitalização do Bosque Central
Abordado pelos repórteres, o prefeito Barbosa Neto demonstrou o seu apoio ao projeto de reestruturação do Bosque Marechal Cândido Rondon, que está sendo feita pela Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), no dia 16 deste mês.
“A obra de intervenção já começou no local. Desde que assumimos fizemos muitas coisas, primeiro a guarda municipal está lá para fazer a segurança e a acessibilidade está sendo feita no local”, contou Barbosa. O prefeito assegurou ainda, que as obras não vão prejudicar a população, porém, tem a finalidade de melhorar o tráfego de pessoas no Bosque. “Nós vamos dar a ocupação e a trafegabilidade para aquele local sem atrapalhar nada”, garantiu.
Entre as melhorias a serem realizadas no Bosque esta o saneamento, visto que no bosque, os pássaros se procriaram de maneira desmedida em desequilíbrio ambiental; a segurança da população, já que o local estava sendo utilizado para tráfico de drogas e prostituição; como também a abertura da rua Piauí; entre outras.
Todas essas mudanças trarão uma melhora na segurança da área, que vai contar, também, com câmeras de vigilância e iluminação adequada. De acordo com o prefeito a guarda municipal já está no local para garantir a segurança da população.
As mudanças realizadas no Bosque Marechal Cândido Rondon estão previstas na Lei Municipal nº 11.188/2011, que prevê a proteção do patrimônio histórico do município e define os elementos a serem protegidos.