Resultado do 1° LIRAa de 2022 será divulgado nesta quinta-feira (27)
A apresentação dos dados ocorrerá em reunião virtual do Comitê Gestor Ampliado da Dengue; também serão dadas informações sobre a atual situação da dengue em Londrina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgará, nesta quinta-feira (27), o resultado do 1° Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. A divulgação será feita em uma reunião do Comitê Gestor Ampliado da Dengue, a ser realizada a partir das 9h pelo aplicativo Zoom (link da reunião), sendo também transmitida no canal da Prefeitura no Youtube. Para participar da reunião pelo Zoom, o ID da conferência é 884 9620 3773 e a senha de acesso é 382578.
No encontro, também serão apresentados informativos referentes à atual situação da dengue em Londrina, bem como haverá discussão sobre os próximos encaminhamentos para o enfrentamento da doença.

Nas ações do LIRAa, as equipes de vistoria fazem a coleta de todas as amostras de larvas encontradas em locais que acumulam água parada e, em seguida, os materiais são encaminhados para análises laboratoriais e sistematização dos dados. Durante a reunião, serão divulgados dados sobre o panorama da dengue em diferentes pontos da cidade, através do índice de infestação do seu vetor, o mosquito Aedes aegypti.
O relatório contempla quais localidades e regiões atingiram os maiores indicadores, quais os pontos e objetos com maior incidência de focos do mosquito, além de relatório apresentando dados sobre as notificações de casos de dengue no município, e outros dados que vão nortear o planejamento do controle das endemias relacionadas ao vetor.
O que é o LIRAa? – A sigla vem do inglês “Larval Index Rapid Assay for Aedes aegypti” e representa um método simplificado para obtenção de indicadores entomológicos, os quais estudam a relação de insetos com seres humanos, neste caso o mosquito Aedes aegypti. Ou seja, é um mapeamento rápido que permite identificar como está a infestação do mosquito na cidade. Também possibilita identificar quais os bairros mais críticos e quais depósitos (de focos) são predominantes. Com o resultado, é possível planejar as ações de controle que serão adotadas, principalmente em áreas críticas.
O Ministério da Saúde classifica que municípios com índice de infestação predial inferior a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% é considerado situação de alerta; e superior a 4% é risco de surto de dengue.
Imprensa – Os veículos de imprensa poderão acompanhar a reunião virtualmente, pelos canais disponíveis (zoom e youtube), e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, concederá entrevistas após o evento, em seu gabinete, localizado na Avenida Theodoro Victorelli, 103 ·
Texto: Samir Kadri, com supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina