Londrina criou, em dez meses, 90.702 empregos
No total, 7.833 trabalhadores foram admitidos no mês de outubro; comércio foi a área que mais empregou
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a outubro deste ano, Londrina garantiu a 90.702 trabalhadores a realização do sonho da carteira de trabalho assinada. O resultado, entre admitidos e demitidos nos últimos 10 meses como referência, totaliza o número de 6.689 novos postos de trabalho, o que corresponde a um crescimento de 4,67%.
Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho mostram que, no mês de outubro, a atividade econômica que mais gerou empregos foi a área de comércio, seguida de administração pública. No total, foram 7.833 trabalhadores admitidos e 8.032 demitidos no mês de outubro, o que resultou num decréscimo de 0,13% na criação de postos de trabalho.
Para a coordenadora da Agência Municipal do Trabalhador (Sine), Neiva Vieira, a área de comercio deve se manter à frente na geração de empregos, garantindo a recuperação da capacidade de contratação das áreas de serviços e construção civil.
A proposta da administração pública, através dos cursos profissionalizantes ofertados, é garantir ainda mão de obra qualificada para preenchimento das vagas existentes.
As vagas de caráter temporário já estão abertas no Sistema Nacional de Empregos- Sine e poderão ser visualizadas no portal mais emprego, assim como nas agências do Sine.
Segundo a coordenadora do Sine, é importante que as pessoas se motivem e busquem seu encaminhamento para uma vaga disponível. Neiva destacou que as agências estão ofertando diversas vagas de emprego, em diferentes ocupações, e os empregadores, cada vez mais, estão se flexibilizando quanto ao perfil e competências exigidos para as vagas.