Mutirão dá continuidade ao combate à Dengue
Projeto “É Londrina no combate à Dengue” realiza limpeza em residências e fundos de vale
O projeto “É Londrina no combate à Dengue”, lançado pelo prefeito Barbosa Neto no último dia 11, continua com as ações integradas de prevenção da doença no município. Entre os trabalhos desenvolvidos, está o mutirão de combate à dengue, que realiza a limpeza da cidade, principalmente em locais como fundos de vale.
Com 50 profissionais trabalhando diariamente, as ações do mutirão objetivam a limpeza de aproximadamente 1.500 casas por semana. Esta semana, a equipe do mutirão passa pela região norte de Londrina. Amanhã (22), o mutirão estará nos fundos de vale do Parigot de Souza, Chefe Newton e Carnascialli. Na quarta-feira (23), serão limpas residências no jardim dos Alpes, próximo ao Estádio do Café.
“Removemos materiais que são possíveis criadouros do mosquito da dengue, através do acúmulo de água. Existe muito material depositado incorretamente nesses locais e a atenção deve ser redobrada em fundos de vale, que ficam muito próximos das residências”, explicou o coordenador de Endemias, Elson Belisário.
Na semana passada, o Mutirão recolheu aproximadamente 23 mil quilos de entulhos no jardim Santa Fé e 9 mil quilos em Lerroville. Entre os materiais retirados, estão recicláveis, rejuntes e materiais inservíveis, como eletrodomésticos. Os materiais recolhidos durante a limpeza são divididos. Os objetos recicláveis são depositados em sacos verdes, recolhidos pelas cooperativas de reciclagem; os rejeitos em sacos pretos, que serão encaminhados para CTR, e os materiais inservíveis serão recolhidos pela CMTU e encaminhados à Central de Logística Reserva.
Além dos mutirões de limpeza, as ações incluem a contratação de mais agentes de endemias, campanhas de publicidade e o trabalho educativo sobre a dengue, através da Biblioteca Móvel Ambiental. Hoje (20), estão em treinamento teórico 28 agentes de endemias. “Amanhã, esses profissionais já partem para a prática. Teremos, assim, 227 agentes em campo trabalhando no combate a dengue”, enfatizou o coordenador.
Todas as atividades do projeto “É Londrina no combate à Dengue” são desenvolvidas através da integração entre as secretarias de Saúde, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente (Sema), Obras e Pavimentação; da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Defesa Civil.
Números da Dengue
Até agora, foram confirmados 7.386 casos de dengue em Londrina, com 14030 casos suspeitos. A região leste apresenta 2.474 casos confirmados, a região norte teve 1.374, a oeste 1.273, a sul confirmou 1.169 casos, a região central 1.042 e a zona rural com 54 casos.
Um comparativo com os números do mesmo período do ano passado mostra que os casos de dengue vêm diminuindo na cidade. No mês de julho de 2010, foram confirmados 32 casos da doença, contra seis casos em julho deste ano; em agosto de 2010, foram 10 casos e cinco neste ano; em setembro de 2010, foram 14 casos contra cinco este ano; em outubro de 2010, houve sete casos da doença e cinco em outubro deste ano. Em novembro, foram 18 casos de dengue confirmados e nenhum caso confirmado até agora em novembro deste ano.
O coordenador de Endemias, Elsio Belisário, destacou a importância da participação da população nas ações de combate à dengue, para que os casos da doença continuem a cair. “É preciso que todos colaborem. Os moradores dos lugares que estão recebendo a equipe do mutirão devem ajudar a retirar os materiais e colocar na calçada para serem recolhidos. O cidadão deve estar atento quanto à limpeza do seu quintal e a destinação correta dos objetos”, concluiu.
Cronograma dos mutirões
16 e 17 de novembro – Região Leste – Área de abrangência da UBS do Marabá
18 de novembro – Região Rural – Lerroville
22 e 23 de novembro – Região Norte – Área de Abrangência da UBS Parati
29 e 30 de novembro – Região Oeste – Jardim Santiago
06 e 07 de dezembro – Região Central – CSU
13 e 14 de dezembro – Região Sul – União da Vitória
20 e 21 de dezembro – Região Leste – Armindo Guazzi
27 e 28 de dezembro – Região Norte – Vivi Xavier