Cidadão

Pré-conferências de transparência reúnem mais de 200 pessoas

Os 103 delegados inscritos participam da I Conferência de Transparência e Controle Social

No próximo dia 30 de novembro, a Controladoria-geral do Município, em conjunto com diversas entidades da sociedade civil organizada, realiza no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-Pr) a 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social (CONSOCIAL). Ontem (22), foi realizada, no Colégio Estadual Marcelino Champagnat, a última pré-conferência que reuniu 105 inscritos.

Segundo o controlador-geral do Município, Hélcio dos Santos, o balanço das duas pré-conferências foi muito positivo. “Tivemos uma grande adesão da sociedade civil organizada e do governo nesta etapa preparatória para a conferência. Foram 67 inscritos na primeira pré-conferência e 105 na segunda, com mais 33 pessoas da comissão organizadora, totalizando 205 participantes”, contabilizou.

Santos também informou que, durante as pré-conferências, 103 delegados foram inscritos dentre os participantes e, na Conferência, pessoas interessadas poderão participar como observadores. “Foram criadas 80 propostas de transparência e controle social, durante os grupos de trabalho, que serão votadas, e 40 deverão ser enviadas para a Conferência Regional”, informou.

O controlador-geral também destacou que as propostas mais discutidas foram as relacionadas à disponibilidade de dados. “Foi um grande debate sobre a disponibilidade de dados e informações relativas ao setor público. As pessoas enfatizam muito que os dados sejam mais acessíveis e simplificados. Um exemplo é a disponibilização para acompanhamento das ações e realizações do governo, através de fotos”, disse Santos.O controlador-geral também destacou que as propostas mais discutidas foram as relacionadas à disponibilidade de dados. “Foi um grande debate sobre a disponibilidade de dados e informações relativas ao setor público. As pessoas enfatizam muito que os dados sejam mais acessíveis e simplificados. Um exemplo é a disponibilização para acompanhamento das ações e realizações do governo, através de fotos”, disse Santos.

Ele também destacou que, durante os trabalhos, surgiram várias manifestações acerca da criação de um Conselho de Transparência e Controle Social. “Durante a primeira pré-conferência, o prefeito Barbosa Neto antecipou e autorizou a criação desse conselho, cujo projeto já está em fase de elaboração”, concluiu o controlador.

Foto: Fabio Cavazotti e Reinaldo Zanardi

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos