Prefeito busca em Brasília recursos do BID para Londrina
Barbosa Neto entregou ofício ao senador Acil Gurgacz, solicitando apoio do senador ao empréstimo do BID;
O prefeito Barbosa Neto entregou hoje (23), ao senador da República, Acir Marcos Gurgacz, ofício solicitando apoio ao Programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – Procidades. A Prefeitura busca empréstimo de US$ 42,9 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa de Mobilidade Ambiental e Infraestrutura Social
No ofício, o prefeito “manifesta a intenção do Município de Londrina em dar prosseguimento ao Programa Procidades Londrina (BR-L1094) junto ao BID e solicitar apoio para priorização do Programa, visando à sua incorporação na lista de prioridades do Governo e BID, bem como sua aprovação e viabilização dos recursos no primeiro semestre de 2012”.
De acordo com a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUL), Regina Nabhan, o pedido ao Senado Federal é importante porque o empréstimo do BID terá que passar por esta casa de lei.
Regina Nabhan explicou que toda documentação relativa ao projeto já foi encaminhada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; ao próprio BID e ao Tesouro Nacional que irão aprovar a inclusão de Londrina nas cidades que receberão os recursos em 2012.
Uma reunião entre estes três órgãos está marcada para a primeira quinzena de dezembro, quando serão definidas as cidades em condições de receber os recursos. “Londrina está bem cotada”, opinou a Regina Nabhan. Após a aprovação nesta reunião, o empréstimo passa pelo Senado Federal.
A presidente do Ippul destacou também que a Prefeitura de Londrina já solicitou, ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a prorrogação de validade da Recomendação COFIEX nº 865, cuja vigência expira em 6 de dezembro de 2011.
O Programa de Mobilidade Ambiental e Infraestrutura Social visa à promoção da qualidade de vida dos moradores do município, através de intervenções de infraestrutura, nas áreas de recuperação ambiental urbana e mobilidade. Revitalização dos fundos de vale, das praças, do centro histórico da cidade (Bosque, Alameda Miguel Blasi. Os outros trechos do calçadão – 4º e 5º, entre outros), estão previstos no projeto.
O senador Acir Gurgacz é atualmente presidente do PDT em Rondônia; líder do PDT no Senado; presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal e membro titular das comissões de Infraestrutura; de Assuntos Econômicos; de Meio Ambiente; do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar; e da Comissão Mista de Orçamentos, onde é relator de Receitas do Orçamento da União de 2012.
Fotos divulgação gabinete Senador Acir Gurgacz