Cidadão

Autor relança Escândalos da Província neste sábado

Segunda edição da obra de Edison Maschio foi patrocinada pelo Promic; lançamento será na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Pública Municipal recebe, neste sábado (26), o lançamento da segunda edição do primeiro romance totalmente escrito, ambientado e publicado na cidade de Londrina: Escândalos na Província, do jornalista e escritor Edison Maschio. O evento ocorre às 10h30, com distribuição gratuita de exemplares da obra autografados pelo autor.

Escândalos da Província foi originalmente publicado em 1959, quando o autor tinha apenas 25 anos, e, à época, causou grande polêmica. “Foi uma grande surpresa para mim, na época. Eu não imaginava que faria tanto sucesso”, contou o autor, referindo se ao esgotamento dos 2 mil exemplares da primeira edição, em pouco mais de uma semana.

Na época, correram boatos de que o romance satírico de Maschio revelava alguns aspectos obscuros da vida privada de alguns figurões da cidade. Esses boatos  fizeram, em pouco tempo, os exemplares da primeira edição se esgotarem. “O enredo do livro fala de uma sociedade achatada pela corrupção e descreve esta sociedade, acompanhado de uma série de criticas. Mesmo descrevendo a sociedade paranaense da época, a história do livro trata de uma obra de ficção não inspirada em fatos reais”, afirmou Maschio.

Por adotar um ponto de vista não muito convencional sobre a história da cidade, o romance Escândalos da Província é um importante documento para os interessados na história e na memória de Londrina. Por esta razão, o livro foi escolhido como o primeiro volume da coleção Doc. Londrina, da editora Kan.

“Quando escrevi os primeiros capítulos do livro, não havia a quem consultar sobre a obra, então, enviei para o escritor curitibano Ladislau Romanowski, que me incentivou seguir adiante mais entusiasmado”, contou o escritor.

Maschio acredita que esta segunda edição do livro é bastante promissora. “O Promic apoiou esta nova edição, o que é muito importante, pois, hoje no Brasil, falta este tipo de apoio aos autores. Fui premiado com este projeto”, declarou.

Rovilson Silva, diretor de Bibliotecas da Secretaria de Cultura, destacou que o lançamento desta reedição do livro é muito importante para a cultura e a história da cidade. “Novamente, esta obra ganha dimensão, principalmente histórica, mesmo sendo uma obra de ficção”, declarou.

“Também, estaremos colocando, em exposição, o exemplar que temos da primeira edição do Escândalos da Província, dentre a nossa coleção de obras raras especiais. Trata-se do único exemplar da primeira edição, pois os demais simplesmente desapareceram de circulação”, contou Rovilson.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos