Convênio garante utilização de grupos étnicos na publicidade
Prefeitura de Londrina e Sercomtel firmam acordo que cumpre o Estatuto da Igualdade Racial
Durante a coletiva semanal de hoje (1º), o prefeito Barbosa Neto assinou um convênio com a Sercomtel determinando que a empresa de telefonia utilize nas peças publicitárias, audiovisuais e imagéticas o recorte racial que possa espelhar a diversidade da cidade de Londrina, com representatividade equitativa dos grupos étnicos que a constitui (brancos, negros, indígenas, japoneses entre outros).
A Prefeitura de Londrina além de cumprir com o Estatuto da Igualdade Racial, com a adoção desta medida, reconhece a dívida histórica da nação brasileira para com o povo negro, implementando políticas reparatórias e reafirmando o seu compromisso político de combate ao racismo e a discriminação racial.
O prefeito enfatizou a importância desse convênio para a cidade. “Além, do fato de termos o feriado do ‘Dia da Consciência Negra’ e a manutenção das cotas na Universidade Estadual de Londrina, esta é mais uma ação de política pública educativa, juntamente com a responsabilidade social que a Sercomtel adota.”
A Sercomtel que é pioneira na inclusão racial nas peças publicitárias, afirmou mais uma vez esta importância. “A Sercomtel é uma empresa de telecomunicações pública e se preocupa com a igualdade racial. Já há muito tempo a empresa fez essa inclusão. Por iniciativa própria é obrigatório que nas suas peças publicitárias tenha uma participação da raça negra, mas o convênio reafirma este compromisso”, destacou o presidente da Sercomtel, Roberto Coutinho.
Para a gestora de Políticas Públicas da Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, Maria de Fátima Beraldo, devido à invisibilidade de alguns grupos historicamente discriminados na sociedade brasileira, a exemplo da população negra, essa iniciativa é fundamental para impulsionar a participação e publicização da imagem afirmativa do negro na mídia. Firmando assim, mais um passo na perspectiva de minimizar o grande fosso social que impede o Brasil de exercer sua democracia plena.
Ainda segundo Maria de Fátima, essa é mais uma conquista para as políticas de igualdade racial, que realizou várias ações em 2011. “Este ano nós trabalhamos com duas campanhas, ‘2011, Ano Nacional do Afro Descendente’ e ‘Igualdade Racial é pra Valer’. Esse momento da assinatura do convênio é muito importante e emocionante, estamos fechando o ano com grandes avanços do enfrentamento contra as desigualdades raciais.”
Homenagem a Abdias Nascimento
Dentro da programação dos eventos voltados para as comemorações do feriado do Dia da Consciência Negra –20 de novembro-, será realizado ainda nesta quinta-feira (1º), no Teatro Zaqueu de Melo (avenida Rio de Janeiro, 413) a partir das 19h, o lançamento do cartão telefônico da Sercomtel que homenageia o político e ativista social brasileiro Abdias do Nascimento, seguido de uma conferência magna com a doutora Elisa Larkin Nascimento.
De acordo com a gestora pública de Políticas de Promoção da Igualdade Racial a homenagem a Abdias do Nascimento é um reconhecimento de toda a sua trajetória de luta pela população negra. “Como político ele foi o parlamentar que apresentou o primeiro projeto de ações compensatórias com políticas publicas de igualdade racial”, contou.
Falecido em maio deste ano aos 97 anos, Abdias do Nascimento foi político, artista plástico, professor e um ícone na luta pela igualdade racial no Brasil. “A cidade de Londrina, através desta homenagem, reconhece a contribuição de Abdias para a causa negra, e também reconhece a contribuição de toda a população negra na construção da cidade e de toda a região”, disse Maria de Fátima.
Para receber a homenagem, estará presente a doutora em psicologia pela USP, co-fundadora e atual diretora presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) Elisa Larkin Nascimento, que também vai falar sobre o papel da educação no combate ao racismo e discriminação racial dentro da sociedade, em uma conferência magna, intitulada “Educação e saberes plurais: o papel da escola e do professor”.
Fotos: Vivian Honorato