Prédio próprio da Escola Municipal San Izidro começa a ser construído na região leste
A comunidade escolar aguardava há 26 anos a construção de uma escola própria para atender seus cerca de 400 alunos; unidade terá estrutura moderna e deixará de funcionar em prédio de colégio estadual

O prefeito Marcelo Belinati, junto com secretários municipais, visitou nesta quinta-feira (10) o início das obras de construção da nova Escola Municipal San Izidro, na região leste de Londrina. Pela primeira vez esta unidade escolar terá sua própria casa, após 26 anos de funcionamento compartilhado no prédio do Colégio Estadual Professor Doutor Heber Soares Vargas, que fica ao lado do terreno onde será implantada a nova escola, logo atrás do Tiro de Guerra (TG).

As obras começaram oficialmente hoje, com máquinas já operando na limpeza e preparação do terreno, localizado na rua Maria de Oliveira Melo com as vias Lázaro Zamenhof e Augusto Canezin. Ao todo, a escola terá 2.320.12 m² de área construída, em edificação erguida sobre terreno com volume aproximado de 4.500 m². O investimento da Prefeitura é de R$ 7,7 milhões e o prazo de conclusão é de 12 meses. A empresa responsável, contratada via licitação, é a Tekenge Engenharia e Construções.

Percorrendo o terreno, o prefeito Marcelo Belinati frisou que a nova escola realizará um sonho antigo da população do San Izidro e bairros vizinhos. “As crianças vão, enfim, deixar de estudar em regime de dualidade com o colégio estadual, passando a contar com um ambiente moderno e estruturado, tendo condições apropriadas para o melhor aprendizado e desenvolvimento. O prédio terá acessibilidade, climatização, laboratório de informática, quadra coberta e tudo do bom e do melhor para atender os alunos, professores, colaboradores, mães e pais. É uma demanda de muitos anos e que temos grande satisfação em poder cumprir, para cuidar com amor, carinho, respeito e atenção das nossas crianças”, afirmou.

Também no local da obra, a diretora da Escola Municipal San Izidro, Rosiane da Silva Mendes, celebrou o começo da construção. Ela trabalha na unidade desde 1996 e assumiu a diretoria em 2011. “Atendemos hoje no prédio do colégio estadual, apenas no período vespertino, com 16 turmas e 400 crianças do P4 ao 5º ano. Temos somente duas salas de recurso no contraturno matutino, e lá falta espaço e melhores condições para as duas escolas expandirem seus projetos. Agora estamos muito contentes e eufóricos com a autonomia de ter uma casa própria nova e moderna, abrindo um leque de possibilidades. Mais felizes ainda estão os pais dos alunos, que já fizeram muitos abaixo-assinados em prol da construção da escola própria. É um sonho que vai se concretizar e a obra vai transformar a realidade da escola”, comentou.
O projeto da escola prevê a construção de 12 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, cozinha, refeitório, área de serviço, espaços administrativos completos, sala para os professores, para coordenação, para atividade de gestor e para contraturno escolar, quadra poliesportiva coberta, além de estacionamento para embarque e desembarque de veículos.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, enfatizou que uma escola exclusiva para atender os alunos menores proporciona um ganho substancial na qualidade do ensino. “É muito importante que essas crianças do ensino fundamental tenham oportunidade de usufruir de uma estrutura direcionada a eles, e participar de atividades no contraturno, o que hoje fica inviável devido à necessidade de dividir espaço com outra escola. Desde 2018, o projeto da nova unidade vem sendo trabalhado e agora estamos contentes em ver a obra começando. A empresa responsável é a mesma que construiu a sede própria da Secretaria Municipal de Educação, recém-inaugurada e que ficou um espaço incrível. Esperamos iniciar o ano letivo de 2023 com a escola pronta para funcionar”, disse.

O atual presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Municipal San Izidro, Robson Bieniek, visitou o local e também comemorou o começo das obras. Ele é pai de três crianças que estudam nesta unidade, matriculados no P5, 2º e 5º anos, respectivamente. “Sou natural dessa região de Londrina, cresci neste bairro e, desde meados dos anos 90, vejo a escola funcionando no prédio do colégio estadual. Hoje meus filhos estudam no local e é uma imensa satisfação e realização poder ver isso acontecendo aqui, o surgimento da nova escola do bairro. Fico feliz em saber que eles poderão usufruir e aproveitar uma escola moderna e bem estruturada para que tenham um ensino de mais qualidade. A APM sempre buscou dialogar com o poder público para reivindicar essa construção e agora a sensação é de alívio e dever cumprido”, contou.
Região em crescimento

Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a construção da nova escola é motivo de celebração, tratando-se de um projeto que acompanhará o desenvolvimento dessa parte da região leste. “Ficamos muito felizes porque a região contará agora com uma escola municipal de fato. Essa área vem experimentando um crescimento relevante, com a inauguração e abertura do Arco Leste e outras melhorias na mobilidade urbana, além de vários empreendimentos novos que estão surgindo. Isto valoriza mais os bairros de abrangência e a escola é muito aguardada e bem-vinda. Uma obra como essa exige planejamento, dedicação e diálogo com a sociedade. Estão todos de parabéns, pois é uma conquista para os moradores”, apontou.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, também esteve presenta na visita de abertura das obras e deu mais detalhes sobre essa primeira etapa. “A empreiteira iniciou hoje os serviços preliminares, com limpeza e adequação do terreno, preparando a área para receber a construção. Logo será iniciada a perfuração do solo para colocação de estacas e demarcação do lote, com o cercamento do canteiro de obras por questão de segurança. A escola será erguida do zero para aprimorar o planejamento de vagas escolares para essa região, que terá mais demandas por conta do seu crescimento”, informou.
Também acompanharam o prefeito na visita ao local da obra da nova escola municipal do San Izidro, o secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, diretores da Secretaria Municipal de Educação, além de moradores do bairro.