Prefeito inaugura mais duas composteiras nas escolas municipais
Iniciativa conscientiza crianças sobre o destino correto do lixo orgânico produzido na escola e em casa
O prefeito Barbosa Neto inaugurou, hoje (2) às 15h, mais duas novas composteiras em escolas municipais da cidade. A Escola Municipal Mercedes Martins Madureira, localizada na rua Darcirio Egger, 342 e a Escola Municipal Salim Aborihan, que fica na rua Edson Ricardo Lima, foram as contempladas.
Até o momento, já foram instaladas 14 composteiras nos colégios. São espaços onde os resíduos orgânicos como, por exemplo, restos de alimentos crus, cascas de ovos e borras de café são colocados junto com uma mistura de serragem, palha seca e terra. O objetivo das composteiras é criar adubo para as escolas, ajudar na redução do lixo orgânico e conscientizar os estudantes sobre os cuidados com a preservação do meio ambiente.
Para acelerar a decomposição do material armazenado, foram instaladas telas na parte inferior das composteiras. Esta proteção permite a circulação de ar, o que impede o cheiro forte do adubo e torna mais rápido o processo de decomposição. Nas escolas, os próprios alunos colocam os restos da merenda no espaço apropriado. Essa prática ajuda a conscientizar as crianças que os materiais orgânicos têm destino correto e diminui a produção do lixo da escola.
A professora e coordenadora das atividades na E. M. Mercedes Martins Madureira, Maria Tereza Louros, explicou que as aulas sobre reciclagem e destino correto dos materiais orgânicos são necessários para que as crianças entendam a importância de reciclar, para ter melhor qualidade de vida. Nesta escola, 200 alunos têm acesso à composteira e repassam o que aprenderam aos seus pais, colegas e a toda comunidade.
Durante a inauguração, o prefeito Barbosa Neto pediu às crianças que explicassem como funcionava o projeto. A aluna da 2ª série, Bianca de Oliveira, respondeu que “dentro da terra tem fungos e bactérias que ajudam os restos de comida a se decomporem, o que é importante para a natureza”. A atitude da aluna foi elogiada por quem assistia.
O prefeito explicou que ações como estas criam nas crianças a conscientização ecológica, o que, no futuro, será repassado por elas às suas famílias e filhos. Segundo o prefeito, “é um ciclo que se fecha, porque os resíduos recicláveis vão para as cooperativas e o lixo orgânico vai para as composteiras e se tornam adubo”.
A secretária municipal de Educação, Karin Sabec, destacou que ferramentas como as composteiras e as hortas comunitárias tornam a cidade mais sustentável ecologicamente, o que tem sido reconhecido, através de prêmios como o “Prefeito de cidade mais sustentável do Brasil”, recebido em novembro deste ano. Este projeto é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Ambiente (Sema).
Fotos: Vivian Honorato