Cidadão

Centro de Formação Cidadã forma turma “Cidadania Agora”

Projeto ajuda a conscientizar adolescentes em vulnerabilidade social e oportuniza crescimento pessoal e social

O Centro de Formação Cidadã/Infraero Social vai formar 40 alunos, de 13 a 17 anos, na próxima segunda-feira (5), às 16h30, no Auditório da Infraero, localizado no Aeroporto Governador José Richa, que fica na rua Tenente João Maurício de Medeiros, 300.

O espaço realiza atividades voltadas à cidadania e à cultura. O objetivo principal do centro de formação cidadã (CFC) é transmitir conhecimento acerca dos direitos e deveres dos adolescentes que vivem em condição de vulnerabilidade social. Os profissionais realizam projetos e debates com os jovens sobre diversas áreas como meio ambiente, cultura, trabalho, saúde, direitos humanos e socioassistenciais.

Segundo a secretária municipal de assistência social, Jacqueline Micali, é perceptível a mudança dos jovens, quando se formam nos CFCs porque os adolescentes – que têm acesso à política pública de qualidade e a projetos de cidadania – têm novas perspectivas para o futuro e deixam de praticar atos infracionais, que antes eram recorrentes.

Nos CFCs, os jovens precisam elaborar um projeto de vida pessoal e outro para desenvolver na comunidade. As atividades estimulam os participantes a terem objetivos pessoais e a perceberem a necessidade da cooperação, solidariedade e de atitudes que minimizem o preconceito.

Além disso, os participantes do projeto recebem acompanhamento com psicólogos, assistentes sociais e outros funcionários. A equipe de profissionais acompanha, durante o ano inteiro, o desenvolvimento dos adolescentes e utiliza uma metodologia própria.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos