Cidadão

Entrevista News desta quinta-feira (17) aborda a nutrição aplicada ao esporte

Na edição que será transmitida amanhã (17), o nutricionista e gerente do Inesco, André Guido de Almeida, explica o risco das dietas e produtos que prometem perda ou ganho de peso rápido

Com o objetivo de conscientizar sobre as melhores formas de se realizar nutrição aplicada ao esporte, seja na prática profissional ou amadora, o Entrevista News, programa transmitido on-line pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), recebe nesta edição o nutricionista André Guido de Almeida.

Com apresentação do assessor de Eventos da FEL, Sandro dos Santos, o programa terá início às 12h de quinta-feira (17), e pode ser acompanhado ao vivo pelas páginas da FEL no Facebook e no Instagram (clique aqui para acessá-las). Além do nutricionista, o programa também contará com a participação especial do presidente da Fundação, Marcelo Oguido, mais as músicas do convidado artístico Matheus Páglia.

O presidente da FEL comentou sobre a importância do assunto. “A nutrição está envolvida na saúde de toda a comunidade, principalmente da esportiva, e temos que estar alinhados a esse trabalho. Para obter um bom resultado, são três pilares importantes: descanso, treino e alimentação. O Entrevista News de amanhã vai trazer dicas para os amantes do esporte e comunidade londrinense como um todo, porque a alimentação saudável é necessária para o bem-estar de todos”, frisou.

Oguido também destacou a necessidade de sempre tratar da saúde com um profissional qualificado, para evitar riscos desnecessários. “Você tem que confiar a sua saúde para um profissional que estudou a alimentação e o treinamento do desporto. Temos que ter cuidado, porque uma solução rápida pode se tornar um problema. Nosso convidado vai dar dicas de nutrição, falar dessas dietas milagrosas, e também até orientar aquela pessoa que precisa perder peso. É um tema bacana e vale a pena conferir”, orientou o presidente da FEL.

A respeito dos assuntos que serão tratados no programa, o apresentador do Entrevista News lembrou da recente repercussão de casos de problemas de saúde provocados pelo uso de chás que prometem resultados rápidos na dieta. “O objetivo dessa entrevista é falar sobre a nutrição aplicada ao esporte, sobre as fórmulas mágicas que aparecem na internet para emagrecer. Em duas semanas consecutivas, vimos mulheres que tiveram problemas sérios por consumirem uma composição de várias plantas, e vamos falar sobre isso também para orientar a forma de trabalhar um cardápio mais balanceado. E são várias questões, tanto para nutrição do esportista de alto rendimento, quanto para o esportista amador”, declarou.

O nutricionista André Guido de Almeida é especializado em Nutrição Aplicada ao Esporte e Exercício Físico e faz parte do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), como gerente de Projetos em Saúde Pública. “O que o praticante de atividade física faz é diferente do que o atleta faz. O atleta costuma ter mais disciplina e ter  uma dieta mais regrada. Já o praticante, infelizmente, absorve muita informação de fontes duvidosas, na internet, replicada por blogueiros e assume mais riscos, porque testa um produto sem acompanhamento, sem informações seguras” explicou.

Ainda sobre o assunto das dietas para emagrecimento ou ganho de massa, o nutricionista observou que, muitas vezes, o problema não está no produto, e sim na utilização dele. “O que está acontecendo é que muita gente está adotando o uso de chás ou mesmo de alguns suplementos e alimentos seguros, mas se tornam inseguros quando utilizados da forma errada. A pessoa não tem o costume de procurar um profissional, para ser orientada e evitar que esse alimento ou bebida tragam riscos ao invés de benefícios”, alertou. 

Almeida também comentou sobre os trabalhos que realiza com a FEL, onde trabalha com atletas de alto rendimento e até de nível internacional, como o lutador de kickboxing Guilherme Belarmino. “Temos um projeto junto à FEL, chamado ‘Rumo ao pódio’. Na edição passada a gente atendeu 24 atletas, e nessa edição estamos atendendo 10 atletas, todos de alta performance. Alguns deles têm um déficit de informação muito grande quanto à alimentação, e isso é um exemplo do quanto a população em geral precisa de informação e orientação vindas de fonte segura, mas não busca. Tem sido bacana trabalhar com eles, geralmente são disciplinados e adotam (as dietas). Nisso eles começam a entender que a nutrição, sendo aplicada a esporte ou não, funciona quando feita da maneira correta”, contou o nutricionista. 

Texto: Samir Kadri, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos