Guarda Escolar inicia ciclo de palestras educativas para alunos da rede municipal
As equipes pretendem atender 5.500 alunos divididos em 240 turmas, abrangendo 88 escolas neste ano letivo

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), iniciou nesta semana o ciclo anual de palestras educativas do projeto “Palestras nas escolas”, para os alunos da rede municipal de ensino. As equipes vão atender 88 unidades escolares durante o ano letivo.

No primeiro semestre, os guardas do Grupamento Escolar vão interagir com os alunos dos quintos anos sobre os “Perigos da Internet”. A palestra sobre “Violência Intrafamiliar” será aplicada para as crianças dos quartos anos no segundo semestre. A expectativa é atender 5.500 alunos até o final do ciclo.
De acordo com a supervisora do grupamento, GM Munhoz, os guardas estão preparados para atender as crianças. “Nosso objetivo é atender todas as crianças explicando os detalhes e os perigos da exposição na internet. Nós sabemos que muitas têm acesso a jogos e redes sociais, por isso resolvemos abordar esse tema. Nossa expectativa é finalizar o atendimento a todos os alunos dos quintos anos da rede municipal ainda no primeiro semestre”, informou.

Para o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, este trabalho é de grande importância para a formação dos alunos. “Temos guardas capacitados para conversar com os alunos da rede de ensino. Eles são vistos como referência para muitos deles. Ano passado, o projeto das palestras nas escolas foi premiado por uma iniciativa do Programa de Incentivo à Inovação da Prefeitura, e recebeu a primeira colocação devido à sua importância”, explicou.
O projeto “Palestras nas Escolas” é desenvolvido pela Guarda Municipal de Londrina e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Durante a exibição do conteúdo os guardas aproveitam para tirar eventuais dúvidas sobre o funcionamento do serviço. Em caso de necessidade, a população pode chamar a Guarda Municipal através do número 153 ou pelo aplicativo 153 cidadão disponível para qualquer telefone celular.