Homenageados com a “10 de Dezembro” agradecem ao município
Prefeito, Barbosa Neto, entregou a honraria aos cidadãos que representam a cidade em Londrina e em outros países
A cidade de Londrina prestou homenagem hoje (10), aos cidadãos Ascêncio Garcia Lopes, Cristovam Buarque, George Eddington MacClane Filho e Marco Antonio Laffranchi. A solenidade aconteceu no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, em frente à Prefeitura de Londrina e durou cerca de duas horas.
A honraria é em homenagem e reconhecimento do município pelo mérito pessoal, bons serviços prestados à cidade ou serviços dignos de destaque. O primeiro a ser homenageado, com a medalha 10 de Dezembro, foi Ascêncio Garcia Lopes.
Durante a solenidade, Ascêncio Garcia Lopes, disse que muitos londrinenses poderiam receber esta homenagem. “O que eu fiz, foi o que Londrina me deu condições para fazer”, afirmou o médico. Ascêncio relembrou, durante o discurso, de sua carreira e luta pela instalação do curso de medicina e sua gestão como reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O segundo a agradecer a honraria foi Cristovam Buarque, atual senador da República. Buarque deixou claro que a educação deve ser prioridade para os governantes e disse se sentir um cidadão londrinense com o recebimento da medalha. “Tomo a minha homenagem e dou a todos aqueles que lutam pela educação no Brasil”, afirmou o senador.
Já George Eddington MacClane Filho explicou que veio a Londrina com muita alegria. O londrinense é naturalizado norte-americano e, hoje, mora em San Diego, na Califórnia. Para ele, seria muito bom se os Estados Unidos se espelhassem no Brasil para resolver seus problemas diplomáticos sem interferir na conduta de outras nações.
Além disso, o médico alegou estar impressionado com a percepção moderna do prefeito Barbosa Neto. “Sua visão, sem fronteiras, é inédita. Nunca vi isso pelos lugares pelos quais passei”, afirmou MacClane. O professor de medicina em Stanford finalizou seu discurso ressaltando que “os dias mais gloriosos de Londrina não estão no passado, mas ainda virão e muitos de vocês vão viver para ver esse dia chegar”.
Marco Antonio Laffranchi, ao agradecer a solenidade, afirmou nunca ter pensado em receber uma homenagem como essa. “Eu tenho a obrigação de dividir essa homenagem com meus colegas de trabalho”, disse o reitor da Unopar. Laffranchi comentou a visita que recebeu de Cristovam Buarque, quando a Unopar iniciou os trabalhos de educação à distância e agradeceu pelas dicas dadas pelo senador.
Os homenageados receberam do município a medalha “10 de Dezembro”, um certificado assinado pelo prefeito Barbosa Neto e uma caixinha com a terra vermelha da cidade. Além disso, o secretário municipal do meio ambiente, José Novaes Faraco, presenteou-os com seu livro “Londrina Bela e Sustentável”.
Saiba mais sobre os homenageados
Ascêncio Garcia Lopes
Lopes é médico e tornou-se presidente da Associação Médica de Londrina em 1966. Através da necessidade da cidade ter uma universidade de medicina, os participantes da Associação começaram, juntamente com Lopes, a articularem as ações para a sua criação. Após a o início da faculdade de medicina, o próximo passo foi o início da Universidade Estadual de Londrina, em 1970, da qual foi o primeiro reitor, até o ano de 1974. Durante a sua reitoria, Lopes colaborou para o crescimento da Universidade, sendo o precursor de diversas transformações importantes que estão presentes até hoje na UEL e contribuem para a formação de várias pessoas.
Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Engenheiro por formação, nasceu em Recife, Pernambuco, onde frequentou a faculdade. Por meio de uma bolsa de estudo, cursou doutorado em Economia na tradicional Sorbonne, em Paris, no ano de 1970. Em 1979, voltou ao Brasil, para dar aulas no Departamento de Economia da Universidade de Brasília, onde foi o primeiro reitor eleito da instituição, entre 1985 a 1989.
Já no ano de 1995, assumiu o governo do Distrito Federal, onde implantou a Bolsa-Escola. No governo de Lula, em 2003, foi nomeado ministro da educação. E este ano, 2011, ocupou o cargo de Senador, em que, através da sua experiência e contribuições na área da educação, é chamado por seus pares de Senador da Educação.
George Eddington McClane, Filho
O londrinense e naturalizado norte-americano é formado em Medicina pela Universidade de Harvard, que é uma das entidades educacionais mais prestigiadas do mundo, além de ser a instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos. Atualmente, reside em San Diego, na Califórnia. Possui especialização em medicina legal e pós-graduação em traumatologia. É professor de Medicina em Stanford Universit e consultor do FBI (polícia secreta americana) e das polícias secretas da Inglaterra, Alemanha e Austrália. É presidente da Associação de Homens de Negócio de Califórnia, na qual tem sido o eixo de contatos dos mais variados interesses de cidadãos e empresários em Londrina, junto a diversas empresas nos USA. Com dupla cidadania, brasileira e americana, George faz questão de exercer seu dever de cidadão como eleitor em Londrina, embora mantenha seu domicílio em San Diego na Califórnia. É, também, escritor de diversos livros.
Marco Antonio Laffranchi
Médico formado em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, estado em que nasceu, na cidade de Jaboticabal. Laffranchi continuou os estudos com a pós-graduação em Milão, no Instituto Ortopédico “Gaetano Pini”. Após alguns anos, no dia 17 de fevereiro de 1972, fundou a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Engajado em vários projetos sociais, é responsável pela criação de 21 Bibliotecas Públicas dentro dos Programas de Alfabetização Solidária.
Fotos: Luiz Jacobs