Destaques

Prefeito assina adesão de Londrina a programas voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em encontro na Amepar, foram apresentadas as estratégias desenvolvidas pelo Estado em prol dos ODS, e mostradas novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação

Nesta sexta-feira (18), o prefeito Marcelo Belinati esteve presente no quarto encontro regional “Estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades do Paraná”, sediado em Londrina. No evento, ele assinou a adesão do município de Londrina ao Programa Cidades Sustentáveis, ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS e à  Estratégia Paraná de Olho nos ODS. Londrina é cidade polo da Associação dos municípios do Médio Paranapanema (Amepar), local onde ocorreu o encontro. A intenção do atividade foi estimular a implementação em nível local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

Este encontro é fruto do Acordo de Cooperação dos 5 motores para sustentabilidade no Estado do Paraná: Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Paraná (Cedes), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado do Paraná (Sedu), o Paranacidade,  a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com as parcerias estratégicas  da Amepar e Prefeituras de Arapongas  e Londrina.

O objetivo do evento foi apresentar as estratégias desenvolvidas pelo Estado em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e ofertar novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação dos ODS.

A Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleika Goulart, fez a apresentação da Agenda 2030 e dos ODS, incluindo uma série de ferramentas facilitadoras para implementação destes objetivos.

Na ocasião, prefeitos e prefeitas da região foram convidados à aderir ao Programa Cidades Sustentáveis e ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, além da  Estratégia Paraná de Olho nos ODS.

Foto: NCom

Estes compromissos possibilitam o acesso dos municípios a diversas ferramentas e metodologias para a implementação dos ODS, apoio técnico, acesso à Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, além do apoio técnico a um planejamento urbano integrado e inclusivo, maior previsibilidade, redução de desperdícios, ganhos de produtividade e economia para a administração pública. É também uma oportunidade para o município ser referência na implementação dos ODS, entregando uma gestão planejada e compromissada com as agendas urbanas de desenvolvimento sustentável.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, é fundamental que os municípios estejam dispostos a debater e atentos às agendas e possibilidades relacionadas à questão do desenvolvimento sustentável. “Londrina é uma referência na Amepar e vem sempre buscando acompanhar o que está sendo realizado de positivo e possa ser aplicado em nossa região, incluindo estratégias voltadas à sustentabilidade. A cidade agora passa a compor oficialmente projetos que serão importantes para implantação dos ODS em nível local. Considero muito importante e necessário as gestões municipais conhecerem de perto aqueles programas e estratégias que têm potencial de mobilização para propiciar o fortalecimento das cidades envolvidas”, disse.

Acordo de Cooperação com o Governo do Paraná

O Paraná é o primeiro estado a integrar o projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. O acordo de cooperação foi assinado em setembro de 2021.

Dentre seus objetivos estão ações para apoiar e auxiliar, de forma conjunta, os municípios do Paraná na implementação da Agenda 2030 e dos ODS; articular, organizar e realizar eventos públicos com a participação de prefeitos e prefeitas dos municípios, com o objeto de sensibilizá-los para aderirem à Agenda 2030 e seus ODS; aos projetos e ações da Estratégia Paraná de Olho nos ODS; ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS); e à Estratégia ODS, por meio das assinaturas aos Termos de Compromisso do Estado e Cartas de Compromisso; também oferecer gratuitamente conteúdos, ferramentas e metodologias para avançar na implementação dos ODS em nível local.

O projeto de “Fortalecimento da Rede Estratégia ODS” é coordenado pela Fundação Abrinq, em parceria com a FNP e a Agenda Pública, com cofinanciamento da União Europeia.

A “Estratégia ODS” é uma rede de organizações da sociedade civil, do setor privado e de governos locais, que tem, entre seus objetivos, ampliar e qualificar o debate a respeito dos ODS no Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço http://www.estrategiaods.org.br/

Texto: N.Com com informações da assessoria de imprensa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos