Farmácia Popular já está em funcionamento com descontos de 90%
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18, Farmácia Popular comercializa 108 medicamentos com desconto
Começou a funcionar hoje (12), desde 8h, a unidade da Farmácia Popular do Brasil, na rua Maranhão, 463, no centro da cidade. A inauguração foi sábado (dia 10), durante as atividades de comemoração dos 77 anos de Londrina.
Na Farmácia Popular, qualquer pessoa, mediante apresentação do CPF, RG e receita médica, pode solicitar os medicamentos anti-hipertensivos e diabéticos gratuitos. Já, para os medicamentos vendidos, apenas a receita. Atualmente, o Programa disponibiliza, para a população, 108 medicamentos, com redução de até 90%, comparado com os preços oferecidos por farmácias e drogarias privadas.
O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, das 8h às 12h. Ao todo, 12 funcionários da saúde foram treinados pelos técnicos da Fundação Fiocruz, representando o Ministério da Saúde, para atender aos usuários desse serviço.
Estiveram presentes na solenidade de abertura, o prefeito Barbosa Neto, o secretário municipal de Saúde, Márcio Nishida, e o seu diretor executivo, Adilson Castro, além do vereador, José Roque Neto, e secretários municipais. Barbosa Neto lembrou que o atendimento a pessoa é de 3 a 4 minutos e falou que a Farmácia é mais uma iniciativa da administração, para evitar faltar remédio. “Não é possível faltar medicamento”, disse o prefeito.
O Secretário de Saúde, Márcio Nishida, disse que a secretária já está trabalhando na formatação de uma segunda Farmácia Popular. “Estamos estudando e é possível que seja na região norte”, afirmou. “Londrina comporta quatro farmácias deste porte, conforme os índices do Ministério da Saúde”, completou.
Farmácia Popular – A unidade tem 218 metros quadrados e atenderá a um raio de quase 900 mil habitantes, considerando que a cidade é sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR) e da 17ª regional de saúde, abrangendo 21 municípios.
Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria onde as prefeituras administram a estrutura, com a contratação de funcionários para o atendimento, além de farmacêuticos. O Governo subsidia o valor dos medicamentos.
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo do programa é ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais a preços reduzidos. Os medicamentos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibilizados às Farmácias Populares a baixo custo, onde são revendidos.
O Programa destina-se ao atendimento de pessoas usuárias ou não dos serviços públicos de saúde, mas, principalmente, daquelas que utilizam os serviços privados de saúde, e que têm dificuldades em adquirir medicamentos de que necessitam em estabelecimentos farmacêuticos comerciais.
Fotos: Vivian Honorato