Cidadão

Prefeitura dá continuidade ao processo de municipalização dos CREAS

Prefeito Barbosa Neto realiza mais uma ação pioneira. Pela primeira vez, município assume serviço que era terceirizado  

Barbosa Neto e a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, participam amanhã (dia 15), às 14h, da solenidade de municipalização do CREAS 2-Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que será realizada na Cáritas Arquidiocesana de Londrina, localizada na rua Dom Bosco, 145, no Jardim Dom Bosco, região oeste. 

Após a solenidade, haverá palestra aberta à comunidade com o tema “Construção Social da violência e sua Expressão na Sociedade Moderna”, ministrada pela psicóloga Paula Inez Cunha Gomide com a presença dos trabalhadores dos serviços da SMAS e serviços que compõe a rede de atendimento, além de autoridades do Sistema de Garantia de Direitos que participarão do debate.

 “O envolvimento da sociedade no processo é fundamental porque o CREAS 2 atende ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, em meio aberto”, destacou a secretária de Assistência Social.

Jacqueline ainda lembrou que, pela primeira vez na história, o município está assumindo esse serviço, que era terceirizado. “O papel da Secretaria era apenas o de gerenciar as ações. Municipalizar 100% dos CREAS é uma prioridade da administração, para cumprir o que determina o Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, relatou.

Historicamente estes serviços foram desenvolvidos por entidades conveniadas. Em dezembro de 2010 foi municipalizado o primeiro Centro de Referência Especial de Assistência Social – CREAS 1 que se destina ao atendimento da população em situação de rua. A partir de agosto de 2011 a SMAS iniciou o processo de municipalização dos outros dois Centros de Referência Especial de Assistência Social, CREAS 2 que atende os adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa em meio aberto e o CREAS 3 que se destina a crianças e adolescentes vítimas de violência.

Com relação ao CREAS 2, após a realização do concurso público e efetivação dos servidores a equipe passou a ser composta por seis assistentes sociais,cinco psicólogos, três técnicos de gestão, três auxiliares  educativos além de uma equipe de oficineiros que desenvolve os trabalhos diretamente com os adolescentes em oficinas de grafitte, porcelana fria, serigrafia, entre outras.

A secretária adiantou que, no dia 20, será a vez da municipalização do CREAS 3, o que significa iniciar o ano de 2012, com 100% dos CREAS e 60% dos serviços da política de assistência social municipalizados. Ela ainda enumerou as várias ações executadas pela prefeitura, para essa realização, como a sanção da lei que regulamenta a política municipal de Assistência Social (Lei nº 12.435/2010), o concurso público pelo qual foram efetivados 126 novos servidores e os 34% de aumento nos recursos da pasta, oriundos também do Fundo Municipal de Assistência Social.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos