Destaques

Prefeito inaugura Central de Regulação Médica do Samu

Prefeito inaugura Central de Regulação Médica do Samu

Nova central do Samu vai atender 21 municípios do Estado, além de oferecer atendimento 24 horas

Prefeito inaugura Central de Regulação Médica do SamuO prefeito Barbosa Neto entregou, hoje (21) pela manhã, a Central de Regulação Médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu). Localizado na rua Maranhão, 463, centro da cidade, o mais novo empreendimento vai atender os 21 municípios da 17ª Regional de Saúde, ou seja, um total de 870 mil habitantes, 24 horas por dia. 

O serviço será administrado pela própria Secretaria Municipal de Saúde. Para Barbosa Neto, a central é um presente de natal à população londrinense e região. ”Em Londrina, serão 32 médicos, dentro de um contingente de 180 funcionários. No total dos municípios, serão 360 pessoas envolvidas, realizando um trabalho altamente eficaz e profissional”, afirmou o prefeito, que garantiu o investimento de 33% do orçamento total da Prefeitura, em 2012, para a pasta da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Nishida, agradeceu o empenho dos funcionários e explicou como funcionará a central do Samu. “O novo ponto será o cérebro de todas as ações da rede de urgência e emergência. O atendimento aos municípios, através do 192, será repassado à central, que avaliará a necessidade do envio de ambulância para as devidas ocorrências”, disse. 

Londrina vai dispor de duas bases avançadas, contemplando quatro ambulâncias básicas, duas ambulâncias avançadas e um veículo de intervenção rápida, além de administrar oito bases avançadas das cidades vizinhas, equipadas com 20 ambulâncias.

Prefeito inaugura Central de Regulação Médica do SamuSegundo Nishida, a mudança vai se concentrar na estrutura de trabalho. “Aumenta a capacidade de operações. Ao ligar na central do Samu, haverá, pelo menos, mais 17 ambulâncias à disposição para atuar na região. Anteriormente, Londrina só conseguia regular o serviço de urgência e emergência dentro do município”, afirmou.

Para a população, continuam as chamadas via central 192, que passa a contar com mais linhas telefônicas disponíveis e um sistema moderno de gravação de chamadas, que viabiliza uma melhor operacionalização do sistema. A escolha do local também foi apropriada, com acesso facilitado às viaturas, além do melhor espaço físico laboral para os profissionais da Saúde.

O superintendente da Rede de Urgências e Emergências da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, Vinicius Philipak, parabenizou o poder executivo e afirmou que a medida era um sonho antigo da região norte no estado. “Vai fazer muita diferença, ainda mais, sabendo a qualidade do serviço prestado em Londrina e região. O dia de hoje deve ficar marcado pela união, independente de cor partidária ou qualquer outra coisa. Todos os envolvidos na Saúde estão de parabéns”, enalteceu.

Em atendimento aos requisitos preconizados pela Portaria Ministerial, a central do Samu vai socorrer os municípios de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu, Pitangueiras, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. A instalação faz parte do Plano de Regionalização da Rede de Urgências e Emergências do Governo do Estado.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos