Destaques

Procon-LD divulga mutirão on-line de renegociação de dívidas

Com a adesão de mais de 160 bancos e instituições financeiras, o mutirão estará disponível de hoje, segunda-feira (7), até 31 de março

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) divulga o mutirão on-line de renegociação de dívidas, que ficará disponível até o dia 31 de março. Mais de 160 bancos e instituições financeiras estão participando desta ação, com acesso exclusivamente pelo site www.consumidor.gov.br.

A iniciativa foi lançada nesta segunda-feira (7) e é promovida de forma conjunta pelo Procon-PR, Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Procons – Proconbrasil.

Foto: Reprodução

Para participar do mutirão, o consumidor deve se registrar na plataforma www.consumidor.gov.br, e receber seu login e senha. Em seguida, deve selecionar o banco ou instituição credora, relatar seu problema e informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. O banco ou instituição financeira terá um prazo de 10 dias corridos para responder o consumidor.

O diretor-executivo do Procon-LD, Thiago Mota Romero, orientou que o consumidor já faça o seu relato informando quanto se dispõe a pagar pela dívida que está em atraso. “Nesse primeiro contato, a pessoa já pode fazer uma proposta do acordo para que, na sequência, o credor informe se aprova ou não. Por isso é muito importante, ao fazer o cadastro, informar os dados para contato corretamente, pois esse retorno pode se dar por ligação ou e-mail”, disse.

Foto: Emerson Dias/Arquivo

Os consumidores que desejarem negociar as dívidas pelo mutirão, mas que não possuem acesso à internet ou têm dificuldades com as plataformas eletrônicas, podem entrar em contato com o Procon-LD para serem auxiliados. “Também podem entrar em contato conosco os consumidores que fizerem a negociação, receberem o seu boleto para pagamento e ficarem em dúvida quanto à idoneidade do documento”, acrescentou o diretor-executivo.

Para evitar novas dívidas, o Procon-LD recomenda que o consumidor com dívidas em atraso verifique seu orçamento atual e quanto poderá disponibilizar para essa negociação. “Verifique primeiro suas contas, quanto você possui disponível, para não pagar uma dívida criando outra. É importante checar antes da negociação o quanto você pode comprometer, seja em parcelas ou pagamento à vista. Lembrando que, ao pagar à vista, os descontos podem ser maiores, mas se for necessário parcelar, o mutirão oferta prazos maiores e taxas mais baixas do que as negociações tradicionais”, alertou Romero.

O consumidor que deseja obter informações ou tirar dúvidas com o Procon-LD pode entrar em contato pelos telefones 151  e (43) 3372-4823 / 4824 / 4825. O órgão também disponibiliza o e-mail procon@londrina.pr.gov.br

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o diretor-executivo do Procon-LD, Thiago Mota Romero, pelo telefone (43) 3372-4823.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos