Guarda Municipal realiza palestra na zona norte sobre prevenção à violência contra a mulher
Atividade, que também abordou a Patrulha Maria da Penha, foi realizada no Dia Internacional da Mulher a convite do Projeto Wal Dias, Amigas do São Jorge

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, realizou uma palestra sobre prevenção à violência contra a mulher e sobre o funcionamento da Patrulha Maria da Penha da GM, na manhã desta terça-feira (8).

A iniciativa foi promovida pela direção do Projeto Wal Dias, Amigas do São Jorge, entidade que presta serviço de assistência para os moradores dos bairros da região. Durante a palestra, foram abordados quais são os tipos de violência mais comuns e que muitas vezes passam despercebidos como, por exemplo, a violência psicológica, verbal, patrimonial, entre outras.
A responsável pelo projeto Wal Dias, Adriana Camilo, falou sobre a importância de abordar esse tema no Dia Internacional da Mulher. “Senti a necessidade de termos uma palestra explicando quais são as principais formas de abuso, porque já defendemos várias mulheres que chegavam pedindo socorro. Sempre tivemos apoio da rede de assistência social e da rede de proteção à mulher. Lugar da mulher é onde ela quer estar”, concluiu.

De acordo com a supervisora da GM, Cássia Munhoz, esse é um tema importante e que deve ser sempre colocado em pauta. “Fazemos parte da rede intersetorial de proteção à mulher e, por meio da Patrulha Maria da Penha, auxiliamos as vítimas de violência. Acredito no poder da informação para reduzir os números de casos de abuso. Tivemos a oportunidade de expor os principais tipos de violência que mais acontecem e ficamos muito felizes pela recepção e pela participação da comunidade”, agradeceu.
Ao final da palestra, a equipe da Guarda Municipal distribuiu panfleto elaborado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), com informações úteis sobre o funcionamento da rede de proteção. Também foi entregue para as participantes um imã de geladeira com o telefone de emergência 153 da Guarda Municipal.