Destaques

Rede de Serviços Sul A promove bate-papo sobre Transtorno do Espectro Autista

Iniciativa contará com a presença do psicólogo Maicon Almeida e visa pensar estratégias de atendimento para crianças e adolescentes com autismo e familiares

Nesta quarta-feira (16), às 9h30, a Rede Intersetorial de Serviços do Território Sul A promoverá um bate-papo sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), para aproximadamente 30 representantes dos serviços que compõem a rede. A ação será com o psicólogo especialista em TEA, Maicon Almeida, no prédio onde funcionam o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Sul A e a Biblioteca Municipal da Zona Sul (Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Jardim Itapoã).

De acordo com coordenadora do CRAS Sul A, Clarissa Morales Rando, o bate-papo será promovido devido às demandas existentes no território com relação ao Transtorno do Espectro Autista, visto que o território Sul A é composto por 12 bairros. “Começamos a discutir essa temática diante de uma série de demandas que começaram a parecer em nossos serviços, de famílias com crianças diagnosticadas com TEA ou daquelas que ainda não passaram pelo processo de avaliação. Por isso, decidimos fazer a capacitação para que os serviços possam prestar um melhor atendimento a este público, pensando em estratégias de atendimento para as crianças, adolescentes e suas famílias”, apontou.

Divulgação

O psicólogo especialista em TEA, Maicon Almeida, contou que abordará as características diagnósticas do transtorno, as dificuldades de comunicação, socialização e os comportamentos restritos e repetitivos. “Também vou falar sobre as principais ferramentas de rastreio e a importância do tratamento precoce baseado em evidências científicas”, informou.

O bate-papo é uma ação inicial para discutir outras atividades relacionadas ao tema, que devem ser realizadas em abril, mês de conscientização do autismo. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007, a fim de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista.

Sobre o TEA – O Transtornos do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, refere-se a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. Os sintomas incluem dificuldade para interagir socialmente; dificuldade na comunicação, como para começar e manter um diálogo; alterações comportamentais, incluindo manias próprias e interesse intenso em coisas específicas. O diagnóstico possível a partir dos sintomas de autismo é comum na infância, ocorrendo normalmente entre 2 e 3 anos de idade.

Para a imprensa: mais informações podem ser obtidas com a coordenadora do CRAS Sul A, Clarissa Morales Rando, no 3378-0391/3378-0564.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos