Secretaria de Agricultura participa do 2º Encontro de Meliponicultura e Apicultura na ExpoLondrina
O evento conta com palestrantes da área e serão apresentadas as boas práticas de produção de mel e derivados

Na próxima terça-feira (8), ocorre o 2° Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura, integrando a 63° edição da ExpoLondrina. Com início às 14h, o evento se estende até às 17h, finalizando com um coffee break. Os interessados podem se inscrever a partir do link.
O encontro será realizado no recinto José Garcia Molina, do Parque de Exposições Ney Braga, e conta com palestras de especialistas, entre eles a médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Londrina (SMAA), Priscila Lima Magarotto de Paula. Para acessar o evento, o inscrito deve entrar pelo portão de excursão, ao lado da portaria principal do parque, pela BR-369.

O evento busca apresentar as técnicas de criação de abelhas com e sem ferrão, produção e pós-produção de mel e derivados, garantindo qualidade e segurança do produto.
A prática de criação de abelhas sem ferrão pode ser feita tanto em áreas rurais como urbanas, por não apresentar risco. Esse tipo de abelha tem um mel de valor maior comparado as outras e, por esse motivo, gera maior lucro para o produtor.
A agenda do evento conta com palestras com temas como diversificação de renda na apicultura, regularização das agroindústrias de mel e boas práticas de colheita, armazenamento e comércio dos meles.
A médica veterinária da SMAA, Priscila Lima Magarotto de Paula, ministra a palestra sobre a legalização das unidades de beneficiamento de mel nos serviços de inspeção municipal, reforçando tudo o que o apicultor precisa para a atividade ser regulamentada. “A regularização de agroindústrias de mel no Serviço de Inspeção Municipal é de fundamental importância para garantir a qualidade do produto, a segurança de alimentos, além do cumprimento da legislação. Temos alguns produtores na região sem o registro no Serviço de Inspeção, e a palestra orientará os passos para a regularização tanto da parte documental quanto a parte estrutural dos estabelecimentos”, declarou.
Texto: Yasmin Virgílio, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.