Cidadão

Rodas de conversa com adolescentes debatem as formas de violência contra a mulher

Em encontros realizados nesta quinta (17), às 9h e às 14h, profissionais especializadas passarão orientações a respeito do tema da violência doméstica para adolescentes entre 13 e 17 anos

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) participará, nesta quinta-feira (17), de duas rodas de conversa realizadas pelo Centro Educacional Marista Irmão Acácio. Os encontros serão realizados no próprio centro, localizado na Rua Abílio Justiniano de Queiroz, 350, no conjunto habitacional João Paz, com apoio da SMPM, e abordarão o tema “Formas de Violência: como identificá-las e trilhas para superá-las”.

As duas atividades serão comandadas por especialistas no tema da violência doméstica que trabalham nesta área. A primeira roda, às 9h, será conduzida pela assistente social Gisele Galvão e pela psicóloga Carolina Zanoni. Na segunda, às 14h, participa a assessora de Políticas Públicas para as Mulheres da SMPM, Maryanne Lopes Martins, e a assistente social e gerente da Casa Abrigo Canto de Dália, Maria Lucimar Pereira.

O público-alvo são adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município de Londrina, na faixa etária entre 13 e 17 anos. De acordo com as representantes da segunda roda de conversa, é importante a abordagem de tal assunto ainda cedo. “Crianças e adolescentes são pessoas que estão em fase de desenvolvimento e, para que isso aconteça de uma forma equilibrada, é necessário que o ambiente familiar propicie condições saudáveis de desenvolvimento. Se faz imprescindível e urgente iniciarmos a abordagem sobre relacionamento abusivo e violência doméstica e familiar cada vez mais cedo, pois atualmente os relacionamentos estão iniciando na pré-adolescência, de 11 a 14 anos”, ressaltaram.

As especialistas também alertaram sobre o apoio fornecido pelas políticas públicas voltadas ao tema, destacando a importância de não se manter tais assuntos em silêncio. “Com a discussão desses assuntos sendo iniciados cada vez mais cedo, possibilita-se que esse público identifique e tenha espaço para dialogar, recebendo informações e orientações sobre os serviços especializados que existem na Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, bem como sobre a rede de enfrentamento à violência existente no município de Londrina, para que os atos violentos ocorridos no contexto familiar não permaneçam no silêncio, mas sejam denunciados às autoridades competentes, a fim de que se possam tomar providências cabíveis”, destacaram.

Texto: Samir Kadri, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos