Restam apenas 50 vagas para participação no Protejo 2012
Conforme Secretária de Assistência já estão inscritos 150 jovens, em situação de vulnerabilidade social para participarem do projeto que qualifica profissionalmente
Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o projeto de Proteção aos Jovens em Território Vulnerável (Protejo) permanece com as inscrições abertas.
Os jovens entre 15 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, podem se inscrever até o dia 27 de fevereiro, início das atividades, ou, até preencher o número de 200 vagas disponíveis.
O objetivo é qualificá-los profissionalmente, oportunizar o primeiro emprego e inseri-los no mercado de trabalho através dos seguintes cursos: manicure, azulejista, auxiliar de escritório/recepcionista, cozinheiro, confeiteiro, chapeiro, formação sociojurídica, segurança pública e sistema penal.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, cerca 150 jovens já estão inscritos no processo. “A procura foi grande. Certamente até limite estipulado, nós vamos alcançar o número máximo de vagas disponibilizadas. O curso tem duração de 12 meses, totalizando 800 horas”, lembrou.
O projeto prevê ainda o desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e educacionais. Sem contar as disciplinas comuns entre os cursos, como aulas de português, matemática, saúde física, música, dança, teatro, educação ambiental, sustentabilidade, informática, iniciação profissional, debate sobre drogas entre outros.
“É um resgate de cidadania, além de ajudar na prevenção da criminalidade”, completou Jacqueline. As aulas serão realizadas quatro vezes na semana, com duração de quatro horas, podendo optar pelo turno da manhã, tarde e noite. Em todos os jovens vão receber refeição, uniforme e material didático de graça, além da bolsa auxílio de R$ 100,00 e transporte gratuito.
Os interessados em participar podem se inscrever no CRAS mais próximo. Basta ter em mãos o documento de identidade (RG) e preencher a ficha disponibilizada no local. A Secretaria Municipal de Assistência Social conta com a parceria do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (CISMEL).