Cidadão

Programa RH Cuidando do Servidor inicia capacitação de coordenadores

Servidores do RH que exercem funções de coordenação irão participar de dez encontros até julho; o primeiro tema tratado é Competência Regimental

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) abre, nesta quarta-feira (23), mais uma etapa do Programa RH Cuidando do Servidor. Nessa fase, terá início uma série de dez encontros, abordando diferentes temas voltados à capacitação de servidores da SMRH que ocupam cargos de coordenadores. A primeira reunião irá ocorrer amanhã, das 16h às 18h, no Auditório da Prefeitura de Londrina, localizado no segundo andar da sede administrativa municipal, na Avenida Duque de Caxias, 635.

Esta capacitação reúne atividades que têm como finalidade preparar lideranças capacadas para o cargo, desenvolvendo habilidades e atitudes estratégicas como melhorias na comunicação, na motivação e na produtividade. A programação inclui ações que serão realizadas até julho deste ano.

Cerca de 15 servidores irão participar das capacitações, que totalizarão 20 horas de atividades. O encontro inaugural irá ocorrer em torno do tema Competência Regimental, abordado pela secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci. “As coordenadorias são a parte da estrutura organizacional que mais se aproximam das tarefas operacionais e fazem o primeiro elo com o planejamento estratégico definido pela administração. Neste viés, oferecer capacitações específicas aos coordenadores é uma maneira de aprimorar e otimizar o serviço como um todo”, afirmou.

A assistente social da SMRH, Marcelle Diorio, integrante da coordenação do programa RH Cuidando do Servidor, disse que, a partir deste tema, serão mostradas questões envolvendo o regimento interno e as atribuições dos coordenadores, para que possam ser debatidos aspectos referentes ao dia a dia de trabalho, dirimidas dúvidas e apontadas sugestões.

Os dez encontros com foco nos coordenadores transitarão por temas que abrangem atos administrativos, uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura, gestão do tempo, comunicação assertiva, liderança, planejamento estratégico e outros.

Segundo Diorio, o programa direciona suas ações de acordo com o público e conforme as necessidades e demandas colocadas por cada secretaria ou órgão municipal. “Essa será a primeira atividade totalmente voltada aos coordenadores da Secretaria de Recursos Humanos. De maneira geral, essa capacitação proporcionará bases para que os servidores estejam ainda mais preparados para os cargos que exercem, com melhor entendimento de suas atribuições e das ferramentas de trabalho com as quais precisam lidar diariamente. Além disso, a intenção é estimulá-los para que possam melhorar a comunicação com suas equipes, o que gera, naturalmente, o aprimoramento dos atendimentos prestados pelo RH, bem como gera mais motivação e produtividade”, destacou.

Foto: Secretaria Municipal de Recursos Humanos

Outras atividades – Paralelamente, o RH Cuidando do Servidor vem trabalhando com ações mensais direcionadas a servidores da SMRH como um todo, que irão até dezembro de 2022. Também estão sendo desenvolvidos encontros quinzenais para servidores da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o departamento de Psicologia Geral e Análise de Comportamento da UEL, pela professora Josiane Cecília Luzia e estagiários. A programação vai de março a julho deste ano.

A partir de abril, serão iniciadas atividades para as servidoras do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), também em parceria com o departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da UEL, via professora Josiane Cecília Luzia e uma estagiária.

Sobre o projeto – O Programa de Atenção ao Servidor – RH Cuidando do Servidor busca incentivar o autocuidado, motivação, engajamento, comunicação interpessoal e produtividade dos servidores. A programação inclui visitas a outros órgãos e setores, atividades formativas, encontros virtuais e oficinas de autocuidado, entre outros trabalhos.

Os trabalhos do projeto são coordenados e desenvolvidos pela assistente social da SMRH Marcelle Diorio, a psicóloga Cristiane Angélica Balan, e uma estagiária de Serviço Social, Maria Clara de Moraes.

Cronograma de ações para coordenadores

  • 23/03 – Competência Regimental
  • 14/04 – Redação Técnica Atos Administrativos
  • 28/04 – Legalidade Atos Administrativos
  • 11/05 – SEI Externo: Guia básico e aplicação prática nos processos da SMRH; SEI Interno: Ferramentas de gestão e organização de processos;
  • 25/05 – Gestão do Tempo: Dedicação; Prioridades; Agenda; Prazos
  • 01/06 – Comunicação Assertiva;
  • 15/06 – Lealdade e Liderança;
  • 29/06 – Iniciativa e Proatividade
  • 13/07-  Feedback e Avaliação da equipe;
  • 27/07 – Planejamento Estratégico

Horário: 16h às 18h

Local:Auditório da PML

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos