Cidadão

Compaz abre inscrições para 20ª edição do livro Londrina Pazeando

Instituições de ensino podem se inscrever preenchendo o formulário disponível no site do conselho; prazo para envio dos textos é até o dia 30 de maio

As escolas públicas e particulares de Londrina, bem como as universidades que pertencem ao Núcleo de Estudos para a Paz (NEP), estão convidadas a enviarem seus textos e desenhos para participação da 20ª edição do livro Londrina Pazeando, produzido pelo Conselho Municipal de Cultura da Paz (Compaz).

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio, através do preenchimento do formulário disponível no site do Londrina Pazeando. Na mesma página, está o regulamento do livro (clique aqui para acessá-la). Após preenchido, o formulário deve ser enviado para o e-mail londrinapazeando@gmail.com.

Cada instituição tem direito a enviar apenas um texto de cada categoria e um desenho. A opção do desenho é para as crianças do 1° e do 2° ano das escolas, que podem optar por escrever ou desenhar. Portanto, as universidades podem enviar um texto de estudante e um texto de docente, enquanto as escolas podem enviar um texto ou um desenho de aluno(a), um texto de docente, um texto de pai, mãe ou responsável por aluno(a) e um texto de relato de atividades da escola. Também é possível que professores do Núcleo Regional de Educação (NRE) e da Secretaria Municipal de Educação (SME) que não fazem parte de nenhuma instituição de ensino participem enviando seus textos.

Sobre o livro – Desenvolvido anualmente, o livro tem como objetivo atender aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que traçou como meta alcançá-los até o ano de 2030. Seus textos são sempre produções de alunos, pais e docentes.

A publicação é feita em uma versão on-line e uma impressa. Na versão on-line, todos os textos enviados têm espaço. Já na impressa, são selecionados 10 textos de cada categoria, através de uma avaliação feita pelo Compaz em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Turma da Mônica e ODS – Em busca de disseminar o conhecimento a respeito dos ODS na população, a ONG Impacta ODS desenvolveu gibis em parceria com a Turma da Mônica, onde os personagens da série vivem situações em que se aprende o que é cada ODS. Cada edição do gibi corresponde a um objetivo e pode ser acessada on-line no site da ONG.

Para o secretário do Compaz, Luiz Claudio Galhardi, as histórias em quadrinhos são uma forma didática e dinâmica de ensinar os conceitos dos ODS às crianças. “Assim, elas entendem o conteúdo melhor e de uma forma mais divertida”, disse.

Galhardi ainda comentou sobre a importância das ODS no atual cenário geopolítico. “Nós estamos em um 2022 pós-pandemia e atingir a agenda 2030 é a meta. Estamos vivendo uma guerra globalizada, e como somos interconectados no planeta, essas disputas afetam todo o mundo. Então o que podemos fazer pelo planeta contra esse conflito bélico que está acontecendo é disseminar os nossos objetivos, e os ODS são as ferramentas globais que temos para trabalhar a cultura de paz”, refletiu.

Texto: Samir Kadri, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos