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UPAs terão nova metodologia para otimizar o atendimento aos pacientes

Nesta quinta-feira (24), equipe da Secretaria Municipal de Saúde vai participar de workshop para a implantação do Projeto Lean na UPA

As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Londrina, localizadas no Jardim Sabará e Jardim do Sol, terão uma nova metodologia para otimizar e agilizar os fluxos de trabalho, além de tornar os atendimentos ainda mais humanizados. Trata-se do Projeto Lean, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que já foi aplicado em várias UPAs e hospitais públicos do país.

Para introduzir esse projeto em Londrina, será realizado, na quinta-feira (24), o workshop Projeto Lean na UPA. Devem participar seis profissionais de cada UPA de Londrina, além de servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Estarão presentes também profissionais de Maringá, para aplicação do projeto no município. O encontro será no Campus Catuaí da Faculdade Pitágoras/Unopar, localizado na Rua Edwy Taques de Araújo, 900.

A abertura está programada para às 8h, com palestra sobre os conceitos e princípios do Lean Healthcare, que é como o projeto Lean é denominado quando se aplica na área da saúde. De origem japonesa, a metodologia está presente com sucesso em diversos setores produtivos. A programação do treinamento se estenderá até às 18h, e inclui simulações, discussão sobre o novo Pronto Atendimento, fluxos em serviços de saúde e estratégias de governança clínica, entre outros tópicos.

Em 2020, o Projeto Lean na UPA registrou uma queda de 39,5% no tempo médio de permanência de pacientes nas unidades. À época, 50 UPAs e 90 hospitais de todo o país contavam com o sistema, beneficiando cerca de 13 milhões de usuários.

Hoje, são mais de cem UPAs com a metodologia que, além de capacitar os profissionais envolvidos, permite a identificação de dificuldades para converter em ações de melhorias. Os resultados obtidos incluem redução no desperdício, maior segurança e capacidade de atendimento, otimizar o tempo de espera e de permanência, bem como melhorar a experiência do paciente.

Atualmente, a média diária registrada na UPA Sabará, que é exclusiva para casos de síndromes respiratórias, é de 250 atendimentos por dia. Já na UPA do Jardim do Sol, que presta atendimento geral de urgência e emergência, incluindo ortopedia, são registrados de 450 a 500 atendimentos por dia, em média.

Para o diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cleiton José Santana, a expectativa é que o Projeto Lean traga novas possibilidades para o processo de trabalho nessas unidades. “Esperamos que essas mudanças reflitam em melhora nos fluxos de atendimento, reduzindo o tempo de espera nas UPAs”, afirmou.

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