Profissionais do Samu participam de treinamento amanhã
Funcionários de Sertanópolis, Assaí e Londrina serão capacitados através de aulas práticas, teóricas e avaliações
Assim com no mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde promove mais um treinamento para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, o SAMU Regional. A capacitação de condutores de veículos, técnicos e auxiliares de enfermagem será realizado nos dois próximos dias, 9 e 10 de fevereiro, no Hospital da Zona Sul, localizado na rua das Orquídeas, 75, parque Ouro Branco.
Das 7h às 18h, com uma hora de intervalo, os profissionais vão participar de aulas teóricas, práticas e avaliações nas áreas obstétricas, pediátricas, psiquiátricas e de urgência clínica e traumática. O treinamento partiu da própria Secretaria, em comum acordo com o Ministério da Saúde, além dos municípios contemplados com as Unidades de Suporte Básico de Vida (USB).
De acordo com o coordenador geral do Samu Regional, Sérgio Vitório Canavese, o treinamento proporcionará a padronização do serviço pré-hospitalar em Londrina e região. “É uma capacitação voltada não só para Londrina. Precisamos atender todas as bases descentralizadas do Samu, que comportam uma ambulância de suporte básico. Mais de 104 profissionais já estão padronizados com o serviço“, explicou.
Para os dois próximos dias, está prevista a participação de 40 profissionais de Sertanópolis, Assaí e metade do efetivo de Londrina. Anteriormente, no mês de janeiro, o mesmo treinamento foi realizado nas cidades de Tamarana, Ibiporã, Rolândia e Cambé. “Posteriormente, na semana dos dias 13 e 14 fevereiro, o treinamento será destinado à outra metade do efetivo de Londrina e funcionários de Centenário do Sul e Primeiro de Maio”, completou Canavese.
O Samu Regional abrange uma população de 868.453 habitantes, distribuídas em 21 municípios da 17ª Regional de Saúde. Londrina foi a primeira cidade do interior do Brasil a ter o serviço habilitado. Atualmente, a frota é composta por três unidades avançadas, 14 unidades de suporte básico de vidas tripuladas e um veículo de intervenção rápida tripulada.