Crianças de serviço de acolhimento da Assistência Social passeiam na ExpoLondrina
A Secretaria Municipal de Assistência Social forneceu transporte para levar as crianças até o Parque Ney Braga; Vara da Infância liberou acesso ao parque, brinquedos e lanche

Na manhã desta quinta-feira (7), crianças do serviço de acolhimento da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), foram conhecer a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2022). O passeio foi organizado pelo Núcleo Social Evangélico de Londrina (Nuselon), entidade conveniada para atender estas crianças; e teve o apoio da Secretaria de Assistência Social, que forneceu o transporte e da 1º Vara da Infância e Juventude.

Cerca de 15 crianças, com idades entre 4 e 13 anos, foram acompanhadas por quatro monitores, sendo eles funcionários e voluntários, para o passeio na ExpoLondrina. As crianças tiveram a experiência de ver os animais, passear na Vila Rural (fazendinha), andar nos brinquedos e comer um lanche. Tudo isso, gratuitamente, por meio da autorização fornecida pela juíza Dra. Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, em parceria com os organizadores do evento.
Segundo a coordenadora do Serviço de Acolhimento Infantil da Nuselon, Lídia Loback, o passeio foi inédito. “As crianças nunca tinham ido visitar a exposição, ficaram impressionadas com a variedade de animais e brinquedos modernos. Foi muito divertido sair um pouco da rotina do acolhimento e fazer um passeio diferenciado. Além de terem contato com outras realidades e pessoas, as crianças também puderam apreender sobre a vida no campo com o passeio na fazendinha. Todos adoraram a experiência”, citou.

A Prefeitura de Londrina, por meio da SMAS, estabelece termos de colaboração com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para execução de vários serviços socioassistenciais no município. Nesse caso em específico, o Nuselon é uma das instituições parceiras da Assistência Social que desenvolve o serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos que se encontram com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir a proteção integral.
Texto: Letícia Viana, sob supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina