Destaques

Londrina realiza pré-conferências da Cultura a partir de quarta-feira (13)

Eventos antecedem a X Conferência de Cultura da Cidade de Londrina, que será promovida entre 6 e 7 de maio; cada reunião terá como foco uma região da cidade ou segmento cultural

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Londrina promovem, a partir de quarta-feira (13), uma série de pré-conferências que antecedem a X Conferência de Cultura da Cidade de Londrina. Até 2 de maio, serão realizadas 22 pré-conferências, sendo que cada uma abrange uma região específica do município ou um determinado segmento artístico ou cultural (confira o cronograma abaixo).

Para participar das atividades, que serão conduzidas em formato virtual, os interessados devem se inscrever até 30 minutos antes do início das reuniões, por meio do formulário disponibilizado pela plataforma Londrina Cultura (clique aqui). O quórum mínimo para a realização das pré-conferências será de 10 participantes, e as iniciativas contarão com a presença do conselheiro municipal responsável pela respectiva região/segmento, assim como a comissão de organização, formada por um servidor público e um representante da sociedade civil.

Durante os encontros, serão eleitos os delegados que representarão cada região ou segmento na X Conferência de Cultura da Cidade de Londrina, que será promovida nos dias 6 e 7 de maio. Além disso, as pré-conferências também têm o objetivo de discutir o tema proposto para a X Conferência – que, neste ano, será “Cultura contra a Desigualdade! Cultura pela Diversidade!” – e selecionar três propostas que serão debatidas no evento realizado em maio.

As reuniões visam, ainda, eleger membros titulares e suplentes para o Conselho Municipal de Política Cultural, que têm mandato de dois anos e representam as diferentes regiões geográficas e áreas culturais de Londrina.

X Conferência Municipal – Realizada bianualmente, a Conferência de Cultura da Cidade de Londrina teve sua primeira edição em 2001. Naquela ocasião, os debates resultaram na implantação de uma importante política cultural para Londrina, o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, a criação do Promic é um marco que serviu de inspiração para diversas cidades brasileiras. “O Promic surgiu de uma proposta apresentada na primeira conferência, que já previa a formação de um conselho municipal, um programa de incentivo e um fundo municipal de cultura. Londrina foi uma cidade pioneira nesse sentido, e hoje em dia a maior parte das cidades brasileiras estão se organizando de maneira semelhante, pois isso permite a transferência de recursos federais e estaduais para os fundos municipais”, afirmou.

Ainda segundo Pellegrini, o tema da X Conferência foi escolhido através de debates que contaram com a participação do Conselho Municipal de Política Cultural, e destaca o papel essencial da arte e da cultura para a transformação da realidade social. “Existe uma invisibilização da pobreza, então a arte tem um papel muito significativo de chamar a atenção da sociedade e da classe política para essa realidade. As ações da nossa gestão pretendem contribuir para a redução das desigualdades, e em 2021 realizamos projetos que destinaram cerca de R$ 1 milhão em recursos públicos para iniciativas em áreas periféricas. Um dos avanços mais importantes foi o lançamento de Fábrica – Rede Popular de Cultura, cujo objetivo é democratizar as linguagens artísticas para todas as regiões de Londrina”, pontuou.

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Eddie Mansan, afirmou que a temática principal da X Conferência Municipal está alinhada à Conferência Nacional de Cultura, que será promovida em novembro, com o tema “Plano Nacional de Cultura: Diretrizes para uma Política Cultural Inclusiva e Integrada”. “Estamos trabalhando na construção da nossa tese-guia já há bastante tempo, com o objetivo de que a cultura seja um meio para a redução de desigualdades e uma forma de enfrentar o abismo social, as formas de violência e silenciamento de diversos segmentos sociais”, disse.

Mansan ressaltou, também, que a cultura é um direito social, e por isso a população deve se engajar nos debates relativos ao setor. “É preciso que essa discussão saia da bolha e envolva toda a comunidade, porque a cultura faz parte do cotidiano de todas as pessoas. Queremos desmistificar a cultura, salientando a sua importância para os munícipes e contribuindo para o seu acesso aos serviços culturais”, disse.

Cronograma –

13/04 – 15h – Artes Gráficas / 19h – Cinema & Vídeo

14/04 – 15h – Dança / 19h – Teatro

18/04 – 15h – Música / 19h – Tradições Populares

19/04 – 15h – Fotografia / 19h – Artes Visuais

20/04 – 15h – Patrimônio Cultural / 19h – Circo

25/04 – 15h – Região Central / 19h – Hip-hop

26/04 – 15h – Região Oeste / 19h – Capoeira

27/04 – 15h – Literatura / 19h – Artesanato

28/04 – 15h – Vilas Culturais / 19h – Comunicação & Mídia

29/04 – 15h – Região Norte / 19h – Região Sul

02/05 – 15h – Região Leste / 19h – Distritos Rurais

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos