Cidadão

Palestra para agentes de Endemias aborda mordidas de cães domésticos

Durante a manhã, os guardas municipais do Grupo de Operações com Cães orientaram cerca de 250 agentes, para que estes saibam como lidar com animais dóceis ou agressivos

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), está realizando uma série de atividades voltadas à Campanha Abril Verde 2022, que visa à prevenção da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Uma dessas ações foi a palestra realizada na manhã desta quinta-feira (14), pelos guardas municipais do Grupo de Operações com Cães (GOC) a cerca de 250 agentes municipais de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Foto: Bruno Amaral

O tema da palestra foi “Como evitar mordidas de cães domésticos”. Durante o encontro, que aconteceu no auditório da UniCesumar, os servidores da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) explicaram quais são os principais fatores que levam um cão atacar o ser humano. Entre os motivos mais comuns estão a proteção da própria comida, a defesa do território do animal ou da família que ele é ‘protege’ e, ainda, quando algo inflige dor no cachorro.

O guarda municipal responsável pelo canil da GML, Jesse Bortoto, explicou que o GOC foi convidado a orientar os demais servidores dado o conhecimento que o grupo tem com os animais. “Nós fomos chamados para repassar um pouco do nosso conhecimento para os servidores da Secretaria de Saúde, que estão diariamente nas ruas. A maioria deles relatou que já foi atacada por cães durante a execução do serviço. Esperamos que,, com as informações que passamos, esse número possa diminuir”, disse Bortoto.

Foto: Bruno Amaral

Já a servidora da Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional da SMRH, Rosane Milani Manganotti, agradeceu a participação da GM na atividade e acredita que as informações repassadas irão ajudar o trabalhos dos agentes de endemias. “As informações são super válidas, para que as pessoas possam saber como se comportar quando se depararem com um animal, seja ele um cão dócil ou um cão agressivo. Eu só tenho a agradecer pela parceria e dedicação da Guarda Municipal”, afirmou Manganotti.

Ao final da palestra, os guardas municipais mostraram alguns objetos que são usados durante o treinamento dos cães e os equipamentos das operações e dos trabalhos diários. Quem precisar da ajuda da Guarda Municipal pode telefonar para a Central no Disque 153 ou fazer o chamado pelo aplicativo 153 Cidadão.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos