Livros de Monteiro Lobato são doados para acervo das bibliotecas públicas municipais
Os 80 exemplares foram adquiridos e entregues pelo especialista em Monteiro Lobato, Léo Pires Ferreira, no Dia Nacional do Livro Infantil

No Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) recebeu um presente especial que irá beneficiar vários londrinenses. O especialista na obra de Monteiro Lobato, Léo Pires Ferreira, doou 80 livros para as bibliotecas públicas municipais, todos de autoria de Lobato e voltados ao público infanto-juvenil.

Dentre os títulos, que em breve estarão disponíveis nas bibliotecas, há edições dos clássicos Reinações de Narizinho, Emília no País da Gramática, Dom Quixote das Crianças, Peter Pan e A Chave do Tamanho, entre outros. O escritor Monteiro Lobato é considerado o pai da literatura infantil brasileira.
A diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Maria Araújo, recebeu os exemplares e explicou que a doação foi muito importante para complementar o acervo das bibliotecas. “O senhor Léo Pires Ferreira nos doou várias obras, em especial para a Biblioteca Infantil, porque ele quer que fique completa a coleção de Lobato nessa unidade. Em relação a alguns títulos, ele adquiriu sete exemplares de cada obra, um para cada biblioteca pública, e que ainda não tínhamos no acervo. É uma contribuição muito bem-vinda, de obras valiosíssimas que poderemos ofertar para a formação dos nossos leitores”, afirmou.

Agrônomo de formação, Léo Pires Ferreira é pesquisador aposentado pela Embrapa e um grande entusiasta da literatura produzida por Monteiro Lobato. Ele contou que teve o primeiro contato com o autor aos sete anos, quando uma professora do antigo Primário lhe emprestou Os 12 Trabalhos de Hércules que, à época, era composto por doze volumes. “Hoje, aos 80 anos, acabei acumulando uma bagagem muito grande de estudos e pesquisas sobre a coleção de literatura infanto-juvenil de Monteiro Lobato. E quero poder continuar fazendo isso, contribuindo de alguma forma. É uma enorme satisfação poder ajudar que crianças e jovens também conheçam esses livros”, comentou.
Ferreira citou, dentre as principais características dos livros infanto-juvenis escritos por Lobato, a abordagem de diversos temas – como gramática, história, mitologia e biologia – de uma forma que possa ser aprendida pelas crianças. “Essa diversidade de temas se soma ao fato de que ele incentiva a criança a pensar. E nossas crianças precisam aprender a questionar; em todos esses anos percorrendo escolas e universidades, considero fundamental termos um espírito crítico e questionador”, frisou.
Quem tiver interesse em contribuir com o acervo das bibliotecas públicas municipais, doando exemplares novos ou usados, pode entrar em contato com o Setor de Acervo, pelo telefone (43) 3371-6504, e falar com o coordenador de Processamento Técnico da SMC, Marcos Moraes.