Secretaria da Mulher participa de workshop de Estética e Saúde
Os danos do formol à saúde é o tema dos debates e atividades práticas realizadas em oficina
A Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, e o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, participaram hoje (5), às 11h, do workshop sobre “Estética e Saúde: os danos do formol na saúde das mulheres”. Os debates sobre o assunto foram realizados no Rancho do Gaúcho, localizado no distrito de Warta, zona rural da cidade.
Durante o workshop, o cabeleireiro e empresário, Waldir Andrade, explicou que o uso de substâncias químicas como formaldeído e glutaraldeído podem causar diversos danos à saúde tanto dos profissionais que aplicam o produto quanto daqueles que o utilizam para melhora da estética.
”O uso dessas substâncias proibidas podem causar câncer, irritação na garganta, aumentar a sensibilidade dos olhos e alergias tanto de quem usa quanto daqueles que aplicam, mas afetam principalmente os cabeleireiros, porque aplicam duas a três vezes por dia”, explicou o empresário.
O curso é destinado aos profissionais da área de estética e beleza e estiveram presentes cerca de 200 pessoas. Durante a oficina, os produtos cosméticos que não utilizam formol foram apresentados aos participantes e segundo Waldir Andrade, o preço no mercado desses produtos é o mesmo daqueles que estão proibidos, o que é uma vantagem para donos de salões de beleza.
Durante o evento, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, convidou os profissionais da área para participar das ações desenvolvidas pela Secretaria em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Convido vocês a participar das atividades da Semana Municipal da Mulher. Teremos um ato público no dia 8 de março, no Calçadão, além de oficinas de culinária africana e afro-brasileira, de fitoterapia, de pintura e uma visita guiada ao Museu de Arte de Londrina”, disse.
O prefeito, Barbosa Neto, lembrou da importância dos direitos femininos adquiridos, ao longo dos anos, e afirmou que ainda há muito que fazer para melhorar a condição de vidas das mulheres. “Em Londrina, temos o maior canteiro de obras do programa Minha Casa, Minha Vida, onde as mulheres são as portadoras dos registros de imóveis, visto que muitas delas são responsáveis pelo sustento dos filhos e familiares. Além disso, acabamos de visitar os 3º e 4º Distritos Policiais e nos comprometemos a melhorar a vida das detentas. A Prefeitura já doou um terreno e, agora, esperamos que o governo estadual construa uma penitenciária feminina”, explicou Barbosa Neto.
A programação das atividades da 20ª Semana Municipal da Mulher pode ser conferida no portal da Prefeitura, no endereço: www.londrina.pr.gov.br.
Fotos: Vivian Honorato