Destaques

Agenda de pré-conferências dos Direitos da Pessoa Idosa iniciou nesta segunda (25)

Primeiro encontro preparatório para a 10ª Conferência Municipal reuniu cerca de 40 pessoas na região leste; próximo será na quarta-feira (27)

Teve início, na tarde desta segunda-feira (25), a fase preparatória para a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada em 9 de junho. A primeira das seis pré-conferências foi voltada à comunidade da zona leste e ocorreu no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região. Participaram cerca de 40 pessoas.

Foto: Emerson Dias – N.Com

A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e as pré-conferências são organizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretaria Municipal do Idoso (SMI).

Em cada um desses encontros preliminares, serão discutidos os eixos temáticos para deliberação na plenária final da 10ª Conferência, além de eleição de representantes dos segmentos da sociedade civil e usuários, com direito a voz e voto.

A próxima pré-conferência, setorizada para as regiões Centro e Sul de Londrina, está programada para quarta-feira (27), às 14h. O encontro será realizado no prédio da Caapsml, que fica na Avenida Duque de Caxias, 333.

Para a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, as pré-conferências tem um significado diferenciado, especialmente neste momento de recuperação da pandemia. “Além de ser o momento de ampla discussão de propostas marca, também, o retorno da participação dos idosos nos Centros de Convivência e nos espaços públicos”, citou.

Foto: Emerson Dias – N.Com

Como as vagas são limitadas, para participar é necessário fazer inscrição com antecedência, pelo telefone (43) 3376-2642, das 8 às 14 horas, ou pelo e-mail cmdi_londrina@yahoo.com.br, até 24 horas antes de cada pré-conferência. Será preciso fornecer os dados pessoais (nome, idade, sexo, e-mail, cidade e profissão/segmento/entidade que porventura participe).

A inscrição também pode ser feita pessoalmente, na sede da Secretaria Municipal do Idoso, localizada na Avenida Duque de Caxias, 333, Jardim Igapó, das 8 às 14 horas, ou nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões Leste, Oeste e Norte. Durante os eventos, serão solicitados o uso de máscaras e distanciamento entre os presentes.

Somente uma pré-conferência será realizada no formato on-line, dia 16 de maio. O link para acesso será disponibilizado no Portal da Prefeitura a partir de 11 de maio.

O tema geral da 10ª Conferência será “O papel do sujeito (idoso) no processo do envelhecimento”. Por isso, as diretrizes das pré-conferências visam pensar no processo do envelhecimento para promoção de programas, serviços e projetos que contribuam para a construção dos direitos da pessoa idosa, com vistas ao envelhecimento de qualidade nos diversos contextos sociais.

Além disso, os debates devem abordar esta perspectiva e sua efetivação nos diferentes eixos apresentados, pensando nas novas demandas decorrentes do fenômeno do acelerado envelhecimento populacional, bem como resultantes das intercorrências, tal qual a pandemia da Covid-19.

Foto: Emerson Dias – N.Com

Segundo a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka, as pré-conferências são momentos muito importantes para as discussões, reflexões e construção de propostas para serem votadas no dia da Conferência Municipal.  “As propostas são referentes às diferentes políticas públicas que interferem diretamente na vida das pessoas idosas. E as pré-conferências são espaços de participação social extremamente importantes para ampliação da cidadania e pela busca de melhorias dos direitos da pessoa idosa”, destacou.

Os sete eixos temáticos a serem debatidos foram estabelecidos pelos Conselhos Estadual e Nacional do Idoso. São eles: Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas de Saúde; Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas de Assistência Social e Previdência; Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas de Moradia e Transporte; Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas de Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Programação das pré-conferências:

Regiões Centro, Sul

27 de abril – 14 horas

Sede da Caapsml

Avenida Duque de Caxias, 333, Jardim Igapó

Linhas de ônibus: 202, 203, 210, 217

 

Região Rural/Distritos

29 de abril – 14 horas

Sede da Caapsml

Avenida Duque de Caxias, 333, Jardim Igapó

Linhas de ônibus: 202, 203, 210, 217

 

Região Oeste

5 de maio – 14 horas

Centro de Convivência do Idoso da Região Oeste – CCI Oeste

Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes

Linhas de ônibus: 308, 314 ou 318

 

Região Norte

6 de maio – 9 horas

SESC Londrina Norte

Avenida Saul Elkind, 1.555

Linhas de ônibus: 405, 406, 407

 

Rede de Serviços e Profissionais da Área

10 de maio – 9 horas

Sede da Caapsml

Avenida Duque de Caxias, 333, Jardim Igapó

Linhas de ônibus: 202, 203, 210, 217

 

Pré-conferência virtual

16 de maio – 13h30

Link de acesso disponível para consulta no Portal da Prefeitura a partir de 11 de maio, no site https://portal.londrina.pr.gov.br/conferencias-cons-idoso

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos