Cidadão

Monumentos recebem iluminação especial para campanha “Maio Amarelo”

Período é dedicado à conscientização para o alto índice de mortes e feridos no trânsito; monumentos e pontos de visitação serão decorados com projetores amarelos instalados pela Londrina Iluminação

Nesta quarta-feira (4), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Londrina Iluminação realizam, às 18h30, uma atividade simbólica em alusão ao início da campanha Maio Amarelo 2022. A Londrina Iluminação colocará lâmpadas amarelas em oito monumentos e pontos de passagem e visitação na cidade: Viaduto Édson de Jesus Deliberador (na Av. Dez de Dezembro), Monumento O Passageiro, Concha Acústica, fachada da Biblioteca Municipal, Cascata e Barragem do Lago Igapó, Monumento Bíblico e Praça da Garça.

Foto: Londrina Iluminação

Todos esses pontos somam 464 lâmpadas de vapor metálico coloridas e projetores padrão RGB. A LI deverá manter a cor amarela acionada todas as noites durante todo o transcurso da campanha.

Segundo o diretor de Operações da Londrina Iluminação, Alexander Farias Fermino, a proposta é enriquecer a temática. “Toda ação que podemos realizar para valorizar a importância do respeito no trânsito é essencial. Entendemos que deixar esses oito pontos de visitação com as cores amarelas contribui com a campanha e chama a atenção dos motoristas e pedestres”, citou.

Foto: Londrina Iluminação

O presidente da CMTU, Marcelo Cortez, destacou como muito importante essa parceria. “É um trabalho contínuo que a Londrina Iluminação realiza. Já tivemos esse apoio no Fevereiro Laranja (Leucemia), o Fevereiro Roxo (Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia), o Abril Azul direcionado ao autismo, o Outubro Rosa (Câncer de Mama) e, agora, no Maio Amarelo. Uma campanha importante, de conscientização e orientação para continuar a diminuição gradativa de acidentes e óbitos no trânsito do município”, acrescentou.

Neste ano, as intervenções do Maio Amarelo serão desenvolvidas sob quatro eixos temáticos: “juntos salvamos vidas”; “todos somos o trânsito”; segurança em primeiro lugar” e “educação no trânsito: uma atitude que muda tudo”.

O balanço da CMTU indica ainda que as ocorrências fatais caíram 39% (39 óbitos a menos) entre 2015, segundo ano em que a companhia passou a reunir as informações do Siate, Instituto Médico-Legal (IML) e Polícia Civil relativas ao trânsito, e 2021.

Foram 100 mortes em 2015; 90 em 2016 e 2017; 83 em 2018; 71 em 2019; 68 em 2020 e, finalmente, 61 no último calendário analisado.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos