Prefeito Barbosa Neto já regularizou lotes de 1.463 famílias
Entrega no último sábado, foi para 102 famílias dos jardins Primavera I e dos Campos, na região norte
O prefeito Barbosa Neto e o presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), João Verçosa, entregaram no sábado (31), 102 escrituras do programa de regularização fundiária aos moradores dos jardins Primavera I e dos Campos, na região norte. A entrega das escrituras foi a Escola Municipal Salim Aboriham.
Ao todo, a Cohab está regularizando nestes três bairros, 413 lotes. Com as entregas de sábado, já são 374 famílias com suas escrituras na mão. Restam 39 famílias ainda para regularizar a situação.
Com objetivo de garantir ao cidadão o direito à moradia digna, assim como segurança social e jurídica à população de baixa renda, a Cohab estabelece com precisão, a posse da terra e depois legitima ou regulariza, através da Lei 9866/2005.
O presidente da Cohab, João Verçosa, enfatiza a importância das escrituras para as famílias, que é totalmente gratuito e já vem registrado em cartório “Através da documentação, as famílias conseguem garantia para o futuro, além de proporcionar a valorização do imóvel. É um legítimo direito, negado durante anos, que nós estamos proporcionando”, destacou.
Para participar do programa, é necessário levar à COHAB os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, CPF e comprovante de água ou luz. A sede da Cohab Londrina está localizada na rua Pernambuco, 1002.
O prefeito Barbosa Neto completou com as escrituras de sábado, 1.463 famílias beneficiadas pelo programa em sua gestão.
Em seu discurso, o prefeito valorizou a posse da escritura como um comprovante de bem e disse que ninguém deve comercializar o imóvel na região dos jardins Primavera I e dos Campos por conta de investimentos que a Prefeitura está fazendo no local.
Ele citou o Centro de Educação Profissionalizante na região que vai atender 3.900 alunos em cursos técnicos na área de saúde, comércio e indústria. O total de investimentos é de R$ 12 milhões e os recursos são do programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação.
“A Prefeitura já fez a terraplanagem do terreno de 12 mil metros quadrados localizados no jardim Catuaí, na região norte e o Estado já deve começar as obras nos próximos dias”, afirmou o prefeito.
Para viabilizar a construção da unidade, o município cedeu o terreno, o governo federal faz o investimento e o governo estadual é responsável pela elaboração dos projetos, a manutenção dos centros educacionais e implementação da proposta pedagógica. Em Londrina, a proposta contempla os cursos de eletrônica, eletromecânica, mecatrônica, eletrotécnica, edificações, contabilidade, administração, meio ambiente, química, análise química, enfermagem e cuidado com idosos.
Fotos: José Otávio